Professor Dr. Ismar Borges de Lima da Universidade Estadual de Roraima. (Foto: Divulgação)
Professor Dr. Ismar Borges de Lima da Universidade Estadual de Roraima. (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) avançou seu processo de internacionalização com a participação do professor Dr. Ismar Borges de Lima no 4º Congreso Internacional de Turismo, promovido pela Universidad César Vallejo (UCV), no Peru. O evento virtual, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, reuniu especialistas de diversos países da América Latina e da América do Norte.

Com o tema “Turismo global: experiencias que transforman”, o congresso apresentou uma programação voltada a debates sobre inovação, sustentabilidade e tendências do setor, reunindo docentes, profissionais e pesquisadores de renome internacional.

Durante a conferência, Ismar palestrou sobre “Inteligencia Artificial y Herramientas Digitales para la Mediación Cultural y Empoderamiento Étnico: Innovación y Visibilidad del Etnoturismo en Comunidades Indígenas”, integrando suas ações do estágio acadêmico desenvolvidas no Peru em 2025, voltadas à cooperação científica, realização de palestras, visitas técnicas e articulações institucionais.

“Ela versou justamente sobre a questão das ferramentas digitais e a inteligência artificial como forma de fortalecer a cultura identitária, o protagonismo e o território das comunidades indígenas no contexto da perspectiva do etnoturismo ou turismo turismo indígena. Vários aspectos conceituais foram apresentados, entre eles, etno desenvolvimento, etno comunicação digital, teve questão do protagonismo indígena. Esses conceitos, acabaram servindo de base fundamentando a apresentação”, relatou o docente.

Ao discutir inteligência artificial, mediação cultural e etnoturismo, a conferência destacou o papel da tecnologia como ferramenta de apoio à preservação cultural e ao desenvolvimento socioeconômico de comunidades indígenas da Amazônia. A temática ganha relevância em um contexto em que turismo, inclusão e inovação se articulam para promover práticas mais sustentáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE