Funcionários de escola estadual denunciam suposto assédio moral

Funcionários da Escola Estadual Albino Tavares, localizada no P.A. Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista, relataram episódios de supostoassédio moral vindos da direção da unidade de ensino. A denúncia foi feita pelos colaboradores à FolhaBV.

As denúncias apontam que a direção estariam destratando funcionários e prejudicando os profissionais, com faltas mesmo com atestados médicos, humilhações em frente a outros profissionais e impondo limites na comunicação.

Um grupo de funcionários chegou a entrar em contato com a ouvidoria da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), relatando diversos episódios onde eles se dizem prejudicados por ações da gestão.

Ainda segundo os denunciantes, as dificuldades iniciaram desde a mudança de direção da escola, que ocorreu em fevereiro deste ano. Um dos denunciantes, que preferiu não ser identificado por medo de represálias, apontou que as ações interferem diretamente no trabalho executado pelos profissionais dentro da sala de aula.

Ninguém tem ânimo para trabalhar. Teve um dia que uma pessoa entrou em uma crise de choro na sala de aula porque foi humilhada. E ninguém fez nada. Ninguém tem olhado para nós, nem por nós. Então a situação não está legal.

Outro ponto destacado pelos funcionários nas denúncias são os meios de comunicação entre os funcionários nas redes sociais. Os grupos onde são enviadas notificações sobre horários de aulas, avisos e demais comunicados é controlado apenas pela direção e, em alguns casos, em horários desfavoráveis, fora do horário de trabalho.

Em uma das situações, um colaborador chegou a ser bloqueado ao fazer uma constestação. Trabalhadores que não estão nos grupos criados pela gestão afirmam que são prejudicados, de forma a saber sobre escalas de trabalho por terceiros, ou não ter acesso à informação, causando atrasos e faltas.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Seed afirmou que a denúncia feita pelos colaboradores está sendo tratada com prioridade e investiga a possibilidade de aplicação de um Processo Administrativo Disciplinar, seguindo a legislação vigente e garantindo contraditório e ampla defesa.

Confira a nota da pasta na íntegra:

A Seed informa que está ciente das denúncias envolvendo a gestão da Escola Estadual Albino Tavares e que todas as manifestações registradas pelos servidores estão sendo tratadas com prioridade.

Equipes técnicas da Seed realizaram escuta qualificada com servidores, alunos, pais, professores e gestão da escola para compreender os relatos e identificar eventuais situações que afetem o funcionamento da unidade. Um relatório conjunto foi elaborado e encaminhado ao gabinete da Secretaria.

Com base na análise técnica, a Seed avaliará se há elementos para instaurar Processo Administrativo Disciplinar, seguindo a legislação vigente e garantindo contraditório e ampla defesa.

O Departamento de Gestão Escolar intensificou o acompanhamento da unidade desde o surgimento das denúncias. A Ouvidoria segue monitorando o caso e reforça que todas as manifestações oficiais são respondidas dentro dos prazos legais.

A Secretaria reafirma seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e adotará as medidas administrativas necessárias conforme o resultado da apuração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE