
A Fórmula 1 volta a iluminar o Circuito de Losail com a 23ª e penúltima etapa do Mundial, em um dos momentos mais tensos da temporada de 2025. O clima de decisão começa nesta sexta-feira (28), com o Treino Livre que abre oficialmente o fim de semana e promete ditar o ritmo da disputa.
Com corrida sprint valendo pontos extras, clima desafiador e uma pista marcada por longas curvas de média e alta velocidade, o GP do Qatar reúne todos os ingredientes para ser um capítulo decisivo na disputa pelo título Mundial de Pilotos.
A McLaren chega a Losail com a chance matemática de fechar o Mundial de Pilotos em favor de Lando Norris. O britânico soma 390 pontos, contra 366 de Oscar Piastri e Max Verstappen. Para sair campeão no domingo (30), Norris precisa aumentar a vantagem atual de 24 para pelo menos 26 pontos antes da última etapa, em Abu Dhabi.
Mesmo realizado à noite, o GP do Catar não escapa às condições severas do deserto. As temperaturas, que chegam a 30°C durante o dia e permanecem acima de 18°C na corrida, impõem um desgaste físico intenso aos pilotos.
A alta umidade e os ventos fortes que carregam areia para o asfalto, aumentam a imprevisibilidade e, exigem ajustes constantes das equipes ao longo do fim de semana.
Em corridas anteriores em Lusail, pilotos já relataram mal-estar e exaustão extrema devido ao calor, o que reforça o caráter físico da prova.


Sprint e Mundial?
Se ao longo do ano a sprint pode atuar como bônus, no Qatar ela se transforma em fator de sobrevivência. A corrida curta oferece pontos valiosos para quem ainda sonha com o título e pressiona o líder Lando Norris, a correr riscos calculados.
Cronograma e horários
Todos os horários são de Brasília:
- Treino Livre, sexta-feira (28) – 10h30
- Classificação Sprint – sexta-feira (28) – 14h30
- Corrida Sprint – sábado (29) – 11h
- Classificação – sábado (29) – 15h
- Corrida principal – domingo (30) – 13h