Bom dia.

Rumores

A Operação Miqueias II virou o principal assunto político dessa terça-feira (25). Depois que a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados em Boa Vista e em Bonfim para investigar possíveis irregularidades em contratos emergenciais da Saúde durante a pandemia, o ex-prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), correu para conter rumores nas redes. Depois de publicar um vídeo leve ao lado do filho, ele afirmou não ser alvo da operação, e classificou como falsas as mensagens que o apontavam entre os investigados.

Investigação

A vice-prefeita Lisete Spies (Progressistas), ex-secretária de Saúde, e o filho dela, estavam entre os alvos da operação, que apura possíveis fraudes em 2020 e 2021. A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens. Segundo a PF, o objetivo desta fase é reforçar as provas e identificar todos os envolvidos.

Caminhos 1

A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) afirmou, em entrevista a uma rádio local, que seu sonho continua sendo disputar o Governo de Roraima nas eleições de 2026, mas disse que está aberta a outras possibilidades. E um destes caminhos, segundo ela, é a disputa ao Senado. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a ex-gestora faz duras críticas ao governador Antonio Denarium (Progressistas), que já anunciou ser pré-candidato a senador, logo, seu possível concorrente.

Caminhos 2

No discurso, Teresa começou dizendo que sua vontade de concorrer não é apenas por um desejo pessoal de ser governadora, mas pela sensação de que algo precisa ser feito pelo Estado. Na sequência, ao descartar a hipótese de pleitear a Prefeitura novamente, afirmou que pretende explorar outras possibilidades e crescer na carreira política. No entanto, indicou que esta é uma decisão que deve ficar para depois das festas de fim de ano.

Negou

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou habeas corpus apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), e manteve as investigações sobre um esquema de compra de votos supostamente liderado por ele em 2024. A decisão confirmou entendimento anterior de que há indícios suficientes para prosseguimento do inquérito policial. Ao contrário do que indicou a defesa, a Corte concluiu que as informações obtidas pela polícia não tinham irregularidades capazes de anular a investigação, já que outros elementos corroboram o esquema denunciado. Com isso, o inquérito segue tramitando.

Anistia

O deputado federal Pastor Diniz (União Brasil-RR) chegou a afirmar que a PEC da Anistia seria votada nessa terça, na Câmara dos Deputados. A previsão, no entanto, não se concretizou. A proposta, que pretende conceder anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro, não entrou na pauta do dia, apesar da expectativa criada entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, não há data definida para a apreciação da matéria.

Irregularidades 1

O Ministério Público de Roraima abriu e prorrogou investigações envolvendo possíveis irregularidades em obras e convênios nos municípios de Bonfim e São Luiz do Anauá. Em Bonfim, foi prorrogado inquérito que apura problemas no em um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado para obras de revitalização e melhoria da infraestrutura na sede e nas vilas.

Irregularidades 2

Já em São Luiz do Anauá, foi instaurado um novo procedimento para investigar supostas irregularidades em uma concorrência pública, que prevê a reforma e ampliação da Escola Estadual Militarizada João Rodrigues da Silva. A apuração foca em suspeitas de direcionamento e superfaturamento na licitação.

Palestra

O governador Antônio Denárium viajou ontem à noite para Cuiabá. Vai passar dois dias na capital mato-grossense para participar de um seminário sobre agronegócio para falar sobre a economia roraimense. Vai defender Roraima como nova fronteira para o agronegócio no Brasil. Denarium levou consigo o secretário extraordinário para atração de investimentos Aluízio Nascimento.

Candidatos?

A julgar pelo marketing, o boato de que o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), e sua esposa, a primeira-dama Nathália Cortez, serão candidatos em 2026, parece ter fundamento. Os dois, numa peça publicitária bem-produzida, aparecem anunciando um telão para transmitir o jogo decisivo entre Palmeiras e Flamengo. Ele vestido com a camisa do Palmeiras; ela com a do Flamengo. Na hipótese, Arthur disputaria o Senado Federal e Nathália concorreria a uma das oito vagas à Câmara dos Deputados.

Favoritíssimos

Pesquisas de intenção de votos para a eleição presidencial em 2026, realizada pelo Inope – parceiro cá do Grupo Folha -, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro é imbatível em Roraima. Num dos cenários, Bolsonaro tem 70,5% das intenções de votos, enquanto Lula da Silva (PT) chega a meros 16,7% da preferência dos roraimenses. Ciro Gomes (PSDB) alcança 6,7% das intenções. No cenário em que a candidata é Michele Bolsonaro (PL), ela aparece com 64,1% na preferência dos pesquisados; Lula alcança 18,5%. Amanhã tem mais.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.