Sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece no dia 5 de dezembro. (Foto: Divulgação/FIFA)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece no dia 5 de dezembro. (Foto: Divulgação/FIFA)

A FIFA confirmou nesta terça-feira (25) os potes e o procedimento do sorteio da Copa do Mundo de 2026. O evento acontecerá no dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos, quando serão definidas os 12 grupos das 48 seleções, com quatro times em cada. A tabela com locais e horários das partidas será divulgada em 6 de dezembro.

O Pote 1 terá os três anfitriões da competição, México, Canadá e Estados Unidos, além das seleções mais bem colocadas no ranking da entidade: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Os países-sede terão identificação diferente no sorteio, com México na posição A1, Canadá em B1 e Estados Unidos em D1. As demais seleções do pote ocuparão automaticamente a primeira vaga do grupo em que forem sorteadas.

O Pote 2 reunirá Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

No Pote 3 estarão Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

O Pote 4 será formado por Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia, além das seleções que avançarem pela repescagem.

A FIFA determinou que seleções da mesma confederação não fiquem no mesmo grupo, com exceção das europeias. Como a Europa terá 16 participantes, quatro grupos poderão contar com dois representantes do continente.

Para equilibrar o chaveamento, Espanha, líder do ranking, e Argentina, segunda colocada, serão posicionadas em lados opostos da tabela. O mesmo procedimento será adotado para França e Inglaterra, terceira e quarta colocadas. A intenção é evitar confrontos entre as seleções mais bem ranqueadas antes das fases decisivas, caso todas liderem seus grupos.