
Roraima vai receber 3.490 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), incluída no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. O imunizante será aplicado a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo proteger recém-nascidos contra bronquiolite e outras infecções respiratórias graves.
A distribuição do primeiro lote, com 673 mil doses, começa nesta semana para todos os estados. A vacinação será imediata, conforme as unidades de saúde receberem os frascos, com aplicação prevista ao longo de todo o mês de dezembro. O investimento nacional é de R$ 1,17 bilhão.
Vacinação contra VSR e proteção aos recém-nascidos
O VSR responde por 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus, sendo mais de 35,5 mil hospitalizações entre crianças dessa faixa etária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A oferta da vacina no SUS foi viabilizada por um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que prevê transferência de tecnologia e produção nacional do imunizante. Além das doses já adquiridas, o Ministério prevê a compra de mais 4,2 milhões até 2027.
O grupo prioritário é formado por todas as gestantes a partir da 28ª semana. A aplicação é em dose única a cada gestação. Estudos clínicos indicam eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves nos primeiros três meses de vida dos bebês.