
O Remo está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de 31 anos, o Leão Azul confirmou o retorno à elite ao vencer o Goiás por 3 a 1 de virada neste domingo (23), no Mangueirão. A última participação do clube na primeira divisão havia sido em 1994.
A festa da torcida azulina tomou conta de Belém e se tornou uma das cenas mais marcantes do futebol brasileiro no fim de semana. Em campo, Pedro Rocha e João Pedro, que marcou duas vezes, foram os responsáveis pelos gols do acesso tão esperado.


O Remo entrou na última rodada da Série B precisando vencer e torcer por tropeços de Chapecoense ou Criciúma. O cenário ideal se confirmou quando o Criciúma perdeu para o Cuiabá por 1 a 0, resultado que sacramentou a volta do time paraense à elite nacional.
Desde 1994, o clube disputou todas as divisões do futebol brasileiro até reencontrar o caminho de volta à primeira divisão. O último clube do Norte a disputar a primeira divisão foi o rival Paysandu, em 2005. Essa será a décima sétima participação do Leão na elite, mas a primeira na era dos pontos corridos.

A campanha do acesso também foi marcada por mudanças no comando técnico. Daniel Paulista conduziu o time até a 10ª rodada, António Oliveira assumiu até a 27ª, e Guto Ferreira comandou o Remo a partir da rodada 29 até o jogo decisivo contra o Goiás.
O Leão encerrou a Série B com 16 vitórias, 14 empates e apenas 8 derrotas, somando 62 pontos e garantindo a quarta colocação. A campanha ainda teve o artilheiro da competição. Pedro Rocha marcou 15 gols e foi decisivo na trajetória rumo ao retorno histórico à Série A.