
Na manhã desta segunda-feira (24), servidores da Agência de Desenvolvimento Agropecuário de Roraima (Aderr) se reuniram em frente à sede do órgão para cobrar o pagamento das progressões salariais que, segundo eles, está atrasada desde março deste ano.
No local, cerca de 40 funcionários da Agência protestam pela autorização do pagamento. Em entrevista à FolhaBV, o fiscal agropecuário Gustavo Domingues afirmou existe orçamento voltado para o pagamento.
“O presidente [da Aderr], Marcelo Parisi, já informou para a gente que teve conversas com o governador e ele disse que tem o orçamento na Casa para fazer o pagamento dessas progressões, e o governador não autoriza,” denunciou.
O principal argumento dos servidores é que a progressão funcional é um direito garantido por lei e essencial para a manutenção do poder de compra dos salários.
“O governador que fala que valoriza o servidor com apenas o pagamento em dia… Ele não faz mais que a sua obrigação. A obrigação dele também é pagar as progressões dos servidores porque é um direito garantido em lei”, afirmou Domingues.

Entre os pedidos da paralisação também está a atualização da tabela de progressão de servidores antigos da Agência, que estão há anos sem receber uma progressão no salário.
Entre esses funcionários está o fiscal agropecuário e médico veterinário Kléber Farias, que destacou a importância dos servidores da Aderr e porque eles devem ser valorizados dentro do estado de Roraima.
“A Agência de Defesa Agropecuária tem uma importância fundamental para a saúde pública e a fiscalização de produtos agropecuários, [porém] a carreira se encerra aos 20 anos e nós já estamos há 10 anos estagnados. É preciso valorizar esse profissional com a revisão urgente da tabela”, disse Kleber à FolhaBV
A Folha procurou o Governo de Roraima e aguarda o retorno.