A programação reúne ações educativas, capacitações e atividades integradas com instituições parceiras (Foto: Divulgação)
A programação reúne ações educativas, capacitações e atividades integradas com instituições parceiras (Foto: Divulgação)

Entre os dias 24 e 28 de novembro, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realiza a programação da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa nacional que busca agilizar julgamentos, fortalecer medidas de prevenção e ampliar o acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica. Esta é a terceira edição do ano da campanha, coordenada no estado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID).

A programação reúne ações educativas, capacitações e atividades integradas com instituições parceiras, reforçando o compromisso do Judiciário com a proteção das vítimas e o fortalecimento das redes de atendimento.

Lançamento de documentário e capacitações

Durante a semana, será lançado o documentário em comemoração aos 10 anos do projeto “Maria vai à Escola”, iniciativa de destaque na promoção da conscientização sobre violência doméstica no ambiente escolar.

No dia 25 de novembro, às 8h, ocorre a capacitação introdutória para implantação da Patrulha Maria da Penha no município de São João da Baliza. Ainda no mesmo dia, representantes do TJRR participam do II Seminário Nacional de Políticas de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios nas Instituições de Ensino Superior, realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Ações integradas e apoio psicossocial

Encerrando as atividades do período principal da programação, no dia 28 de novembro o Tribunal participa da inauguração do projeto “Cuidar para Curar”, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A iniciativa oferece atendimento psicossocial a crianças testemunhas de violência doméstica e familiar. O evento será às 10h, na sede da Secretaria.

Já no dia 29 de novembro, a CEVID marca presença no encontro “Meninas e Mulheres – A moda é viver sem violência”, realizado na sede do Instituto Moda é Viver, em Caracaraí, com uma palestra que encerra oficialmente as ações da Semana.

Integração com os 21 Dias de Ativismo

Nesta edição, a Semana da Justiça pela Paz em Casa ocorre simultaneamente à Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida entre 20 de novembro e 10 de dezembro. Ao longo desse período, a CEVID e a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), desenvolvem atividades do projeto “Maria Vai à Escola”, além de outras ações voltadas à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.