Prova do segundo dia do Enem 2025 tinha questões de Ciências da Natureza e Matemática. (Foto: Dina Vieira/FolhaBV).
Prova do segundo dia do Enem 2025 tinha questões de Ciências da Natureza e Matemática. (Foto: Dina Vieira/FolhaBV).

O segundo dia do Enem 2025, que ocorreu no último domingo (16), teve três questões anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após a identificação de um possível vazamento de itens do pré-teste em uma live no YouTube antes da avaliação. 

Segundo o Inep, a decisão de anular as questões foi tomada na terça-feira (18), como medida para garantir isonomia entre os mais de 4 milhões de participantes. 

O movimento #AnulaEnem nas redes sociais está previsto para iniciar nesta sexta-feira (21), em Brasília e no sábado (22), em diferentes estados do Brasil. Os participantes defendem a anulação completa da prova, argumentando quebra de isonomia devido à falha de segurança.

Os itens anulados são de física, biologia e matemática, todos presentes nos cadernos de ciências da natureza e matemática, que possuem as mesmas 90 questões, mas em ordens diferentes.

Questões anuladas

O Inep divulgou a lista de itens anulados por cor do caderno, sendo Amarelo (5): 115, 121 e 178;  Cinza (6): 115, 118 e 172; Azul (7): 123, 132 e 174; Verde (8): 132, 135 e 168; Roxo (12): 115, 118 e 172; Laranja (11): 115, 118 e 172.

A questão 115 trata de acústica, com foco em nível sonoro e logaritmos; a de número 121 aborda fotossíntese, em biologia; e a 178 envolve equações do segundo grau, em matemática.

Sobre o vazamento 

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as questões divulgadas em uma transmissão ao vivo teriam sido acessadas por uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem, etapa experimental e sigilosa usada para avaliar e calibrar futuros itens da prova.

Mesmo com o vazamento, o ministro ressaltou que os demais 87 itens do segundo dia continuam válidos, assim como a redação e todas as demais etapas aplicadas. O Inep acionou a Polícia Federal para apurar o vazamento e identificar os responsáveis. 

O que é o pré-teste do Enem?

O pré-teste é uma aplicação sigilosa realizada com uma amostra de estudantes para avaliar novos itens antes de serem incluídos no Banco Nacional de Itens (BNI). Nessa fase, são analisadas variáveis como dificuldade, precisão e chance de acerto ao acaso, dentro da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Apenas as questões aprovadas podem ser usadas em edições futuras do exame.