Jogadores de Curaçao celebram classificação para a Copa do Mundo de 2026. (Foto: REUTERS/Gilbert Bellamy)
Jogadores de Curaçao celebram classificação para a Copa do Mundo de 2026. (Foto: REUTERS/Gilbert Bellamy)

A Seleção de Curaçao escreveu seu nome na história do futebol ao garantir vaga na Copa do Mundo de 2026. A pequena ilha caribenha terminou na liderança do Grupo B das Eliminatórias da Concacaf e assegurou sua primeira participação em um Mundial.

Curaçao garantiu a vaga e se tornará o menor país da história a disputar uma Copa do Mundo. A ilha tem apenas 444 km² e cerca de 158 mil habitantes, números que a colocam agora à frente de Cabo Verde, que também havia assegurado presença no Mundial de 2026 e era, até então, a menor nação a participar do torneio, com 4.033 km².

Seleção disputará a Copa pela primeira vez na história. (Foto: Ricardo Makyn/AFP)

A seleção caribenha também alcançou outro feito inédito. Nenhum jogador convocado na última Data Fifa nasceu no país. A lista convocada pelo treinador Dick Advocaat incluiu 24 atletas, todos nascidos em cidades da Holanda, mas com raízes familiares ligadas à ilha.

Essa característica tem origem na história política do território. Entre 1954 e 2010, Curaçao fez parte das Antilhas Holandesas, ao lado de Aruba, Bonaire, Santo Eustáquio e São Martinho.

Após a dissolução do bloco, a ilha tornou-se um país autônomo ligado ao Reino dos Países Baixos, e todos os seus cidadãos possuem passaporte holandês e os mesmos direitos de quem nasce na União Europeia.