Deputada Helena Lima (Foto: Divulgação)
Deputada Helena Lima (Foto: Divulgação)

A deputada federal Helena Lima (MDB) se manifestou em suas redes sociais após a 4ª Zona Eleitoral de São Luiz do Anauá ter declarado a inelegibilidade da parlamentar até 2032.

Em um vídeo publicado no Instagram, Helena agradece o apoio de amigos e eleitores e diz que segue em seu mandato. “Ninguém taca pedra em árvore que não dar fruto, e isso é fato. Seguimos com nosso mandato firme e forte, trabalhando por Roraima e por vocês”, disse a parlamentar.

A decisão

A juíza Rafaella Holanda Silveira, da 4ª Zona Eleitoral de São Luiz do Anauá, declarou a inelegibilidade da deputada federal Helena Lima (MDB-RR) por suposto envolvimento em um esquema de compra de votos ligado à reeleição do vereador Adriano Costa (MDB), de São João da Baliza.

O vereador foi cassado, também ficou inelegível por oito anos, recebeu multa de R$ 5.320,50 e teve 195 votos anulados, o que pode alterar a composição da Câmara Municipal.

A esposa dele, Davilmar Lima Soares, e outra acusada também foram declaradas inelegíveis. Outras três suspeitas foram absolvidas. A ação foi movida pela quinta suplente do MDB, Laranjeira do Povão.

Os envolvidos ainda podem recorrer ao TRE-RR, e o vereador pode recorrer permanecendo no cargo.