Paraviana tem terrenos públicos e particulares cobertos por matagal e lixo

Em meio às altas temperaturas registradas em Boa Vista que aumentam o risco de queimadas, terrenos baldios, tanto públicos quanto privados, no bairro Paraviana seguem com mato alto, sujeira e acúmulo de lixo, gerando preocupação entre os moradores. A Folha BV percorreu a região e identificou pelo menos dez pontos críticos, que vão desde esquinas estratégicas até áreas residenciais.

Entre os locais mapeados pela Folha BV estão a Rua Aroeira, a Rua Ângico , e o cruzamento da Rua Peroba com a Rua Levindo Inácio de Oliveira. Também foram encontrados focos de mato e descarte irregular na Rua Peroba, na esquina da Rua Deusdete Coelho com a Rua Peroba e no trecho da Rua Pau-Rainha com a Rua Augusto César L Moura. Em algumas dessas localidades, percebe-se que há muito tempo não é realizada, com um mato muito alto dominando os terrenos.

A equipe também identificou uma área localizada na Rua Mirixi, onde o matagal já ultrapassa a estrutura formada por um muro e uma cerca de proteção. Além disso, há acúmulo de lixo tanto na calçada quanto dentro do terreno analisado.

Terreno baldio localizado na Rua Peroba. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Atualmente, em Boa Vista, o Código de Postura Municipal, estabelecido pela Lei nº 18/1974, obriga os proprietários a manter limpos os terrenos internos e externos dos imóveis. Em caso de descumprimento, pode ser aplicada multa de até 200 Unidades Fiscais do Município (UFM), valor que já foi convertido em aproximadamente R$ 818 conforme legislação mais recente.

Prefeitura diz que irá vistoriar os locais

Em nota, a Prefeitura informou que irá vistoriar os locais apontados pela Folha BV e, caso sejam confirmadas irregularidades, notificará os proprietários para realizarem a limpeza. Ressaltou ainda que a manutenção dos terrenos particulares é de responsabilidade dos donos. Por fim, orientou que a população pode denunciar situações semelhantes por meio da Central 156, “de forma rápida e segura”.

´´Para manter uma cidade mais limpa, organizada e saudável a colaboração dos moradores é fundamental. O apoio da comunidade, por meio de denúncias, contribui diretamente para o bem-estar coletivo e para a prevenção de problemas como acúmulo de lixo, mato e focos de doenças, destacou o orgão.´´