
Hã? Quê? Como? – Pedir para as pessoas repetirem as frases, dificuldades para ouvir mesmo em ambientes com pouco barulho ou não ouvir quando alguém te chama. Esses podem ser sinais de que sua saúde auditiva precisa de atenção.
Para entender melhor quais são esses sinais e como prevenir ou identificá-los, a FolhaBV conversou com o otorrinolaringologista Ivan Machado.
Como saber se o volume está alto demais?
Se outra pessoa comentar que ela consegue ouvir a música que você está ouvindo, o médico alerta que está na hora de abaixar o volume. Os danos de perda de audição não serão ocasionados de um dia para o outro, mas o costume pode fazer com que aos poucos, eles apareçam e sejam irreversíveis. A solução – e prevenção – é equilibrar o uso no dia a dia.
“Existe a questão de decibéis, então a gente sabe que o grande perigo é um gráfico de tempo e intensidade do som. Se for uma intensidade maior que 85 decibel e um período maior que 8 horas todo dia, é prejudicial. Então, quanto maior a intensidade, menor o tempo que você pode ser exposto”, contou o especialista

Como posso usar os fones corretamente?
Como o tempo também é um fator importante, alguns hábitos podem ser evitados para preservar a saúde auditiva. Dormir com os aparelhos, por exemplo, pode parecer inofensivo, mas também traz riscos à audição
As pessoas jovens falam, ‘ah, eu tô com insônia, eu vou colocar uma musiquinha ali pra dormir’. E lembra da questão do gráfico que eu falei, né? Então a pessoa mesmo tendo uma exposição, intensidade não tão alta, mas o fato dela ficar por muitas horas, ela acaba perdendo a audição também.”
Perder a audição é natural, mas esses danos podem acelerar o processo
Ir perdendo a audição vagamente faz parte do envelhecimento humano, mas pode ser potencializado com esses perigos que já foram alertados pelo médico. A partir disso, é interessante observar e alertar as pessoas à sua volta que possam apresentar esses sinais.
“A saúde auditiva deve ser levada com seriedade, porque demora a perceber, porque a pessoa, o ser humano, se adapta muito rápido às coisas.
Às vezes a pessoa pode até achar que está escutando bem, mas as pessoas ao redor… vão ser importantes também para isso… o familiar vai acabar falando que a pessoa está com dificuldade de escutar, as pessoas percebem que estão começando a escutar televisão muito alto, repete muito… então as pessoas que estão ao redor, a pessoa que está com problema, vai ser também uma fonte segura da informação.
