Podem se inscrever jovens de 12 a 16 anos matriculados no ensino fundamental ou médio. (Foto: Divulgação/Aderr)
Podem se inscrever jovens de 12 a 16 anos matriculados no ensino fundamental ou médio. (Foto: Divulgação/Aderr)

A Aderr abriu as inscrições para o processo seletivo do Projeto Sanitarista Mirim 2026, que vai selecionar 80 estudantes para participar das atividades de educação sanitária promovidas pela agência em seis municípios de Roraima. O edital, publicado em 10 de novembro, detalha as regras da seleção, que será realizada por meio de concurso de redação.

Podem se inscrever jovens de 12 a 16 anos matriculados no ensino fundamental ou médio e residentes nos municípios contemplados: Boa Vista (30 vagas), Alto Alegre (10), Cantá – Comunidade Malacacheta (10), Caracaraí (10), Caroebe (10) e Rorainópolis (10). Estudantes com parentesco até o terceiro grau com servidores da Aderr, além de egressos de edições anteriores, não podem participar.

Como participar

As inscrições devem ser feitas online até 28 de novembro, por meio do formulário disponível no site da Aderr. Após a homologação, os candidatos deverão entregar presencialmente uma redação manuscrita, entre 4 e 12 de dezembro, com o tema “A Defesa Agropecuária no Estado de Roraima”. O texto deve ter entre 20 e 30 linhas e seguir o modelo previsto no edital.

A seleção levará em conta critérios como adequação ao tema, ortografia, objetividade, originalidade e criatividade. Serão classificados apenas os candidatos que alcançarem nota mínima 7, respeitando o número de vagas por município. O resultado preliminar será divulgado em 12 de janeiro de 2026, com prazo para recursos até o dia 14. O resultado final sai em 21 de janeiro.

Os estudantes selecionados participarão de atividades durante um ano, de 2 de fevereiro de 2026 a 2 de fevereiro de 2027, no turno da manhã. A formação inclui conteúdos de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Classificação de Grãos, Saúde Única e módulos de fiscalização, além de ações externas em espaços públicos e instituições de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os participantes receberão um kit com uniforme e materiais, e aqueles que cumprirem ao menos 75% de frequência receberão certificado e um tablet. O transporte é de responsabilidade dos pais ou responsáveis, e não há concessão de bolsas ou benefícios financeiros.

Todas as etapas serão acompanhadas pela Comissão Julgadora, responsável por validar conteúdos e corrigir as redações. O projeto é desenvolvido pela Aderr, com apoio da deputada Ângela Águida Portella, que destinou recursos para sua execução. O edital está disponível no portal oficial da agência.