Bom dia,

SALVO PELO GONGO

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) declarou prescrito o crime de improbidade do ex-prefeito de São Luiz do Anauá, James Batista porque venceu o prazo para que o órgão aplicasse punição ou cobrança no processo que analisava as contas do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde referentes a 2011. Com a prescrição, o TCE não pode mais responsabilizá-lo nesse caso. A quitação, porém, vale apenas por causa do prazo expirado e não significa aprovação das contas. É o velho Brasil de guerra e paraíso para corruptos e espertalhões.

PESSOAL

O mesmo Tribunal de Contas de Roraima multou o ex-presidente da Câmara de São João da Baliza, Fernando de Sousa, por estourar o limite de gastos com pessoal em 2019. A Câmara podia usar até 70% da receita com folha, mas chegou a 74,36%. A multa ficou em torno de R$ 15 mil. Pressa para alguns, tempo de sobra para outros

MULTA

Quem também foi multado pelo TCE-RR em cerca de R$ 15 mil foi o ex-prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), por irregularidades na prestação de contas do exercício de 2018. O ex-gestor foi penalizado com duas multas. A primeira, pelo descumprimento de normas técnicas e inconsistências relacionadas ao Fundeb. A segunda, porque a prefeitura enviou documentos incompletos e não respondeu integralmente a um mandado de intimação do próprio Tribunal. Apesar das falhas, o TCE deu parecer pela regularidade das contas, com ressalvas.

COORDENADOR

Depois de ter tido seu mandato cassado por compra de votos, o ex-presidente da Câmara de São Luiz do Anauá, Fagner de Matos Gomes, o Faguinho, é agora o mais novo servidor da Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (Secidades). Ele assume a função de coordenador regional no sul do estado. Faguinho é filiado ao mesmo partido do governador Antonio Denarium e do senador Hiran Gonçalves.

AVANTE

No comando estadual do Avante, o ex-deputado estadual Jalser Renier lançou um convite aberto nas redes sociais, convocando novas filiações para quem almeja os cargos de deputado estadual e deputado federal. Ele confirmou que o partido lançará candidato ao Senado, mesmo após expulsar Mauro Asato, então pré-candidato da sigla.

RESPOSTA
Ao responder uma seguidora que o questionava sobre suas ações em Boa Vista, o deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) não contou conversa e listou ações de seu mandato em caixa alta, e sem arrodeio questionou se havia “calado a boca” da seguidora. Nos stories, o deputado ainda postou uma reprodução da interação, com a expressão “lapada pra deixar de ser gaiata”.

TRETA
O deputado estadual Cláudio Cirurgião (União Brasil) voltou a mirar em um dos pontos sensíveis do governo Antonio Denarium (PP), a secretária do Governo Digital (Segod), Cecília Lorenzon. Segundo o parlamentar, a gestora estaria cursando faculdade no Amazonas enquanto exerce o cargo em Roraima. Nas redes sociais, o parlamentar enfatizou um comentário do irmão do governador, Orcini Garcia, concordando que ela deveria ser exonerada.

PESQUISA
A nova pesquisa Quaest mostrou que a situação do presidente Lula não é tão confortável quanto alguns acreditam. Mesmo com Jair Bolsonaro inelegível, o levantamento mostra que, se pudesse concorrer, Bolsonaro apareceria praticamente empatado com o petista em um segundo turno, com 42% a 39%, dentro da margem de erro. Além disso, Lula também perdeu vantagem sobre outros nomes da direita e centro-direita.

ANULADAS

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal, não brinca em serviço quando se trata de apreciar os crimes da construtora Odebrecht. Agora de uma canetada ele anulou as provas de crimes da empreiteira por conta de propina dada à primeira-dama do Peru Nadine Heredia, exilada no Brasil para fugir da cadeia onde deveria cumprir pena de 15 anos naquele país. Nadine chegou ao Brasil trazida por um jatinho da Força Área Brasileira (FAB) por determinação do presidente Lula da Silva (PT).

RÁPIDAS

A Chapa 2, encabeçada pelo contador Luís Pereira venceu a eleição para o Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRC-RR). Foram 339 votos dados a chapa vencedora e 279 à chapa 1. ### Até a ONU, que inspira a COP 30 que está sendo realizada em Belém anda reclamando da organização do evento. Apesar dos bilhões gastos pelo governo brasileiro. ### Está difícil e caro comprar subproduto (cuim e xerém) de arroz em Boa Vista. Por conta da concorrência do arroz produzido noutros estados as indústrias locais diminuíram bastante a produção local. Logo…### A última de bastidores dá conta de que, depois do novo adiamento no julgamento do processo de cassação do governador Antônio Denárium (PP) pelo TSE, o senador Mecias de Jesus (Republicanos) decidiu mesmo assumir o Tribunal de Contas do Estado. ### Brasília nunca concentrou tantos prefeitos ao mesmo tempo. Todos os prefeitos/prefeitas do estado pegaram o avião para discutir com os deputados federais e senadores as propostas de emendas ao orçamento da União para 2026, em discussão no Congresso Nacional. ### Até segunda-feira.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.