As taças da Copa Libertadores e Sul-Americana. (Foto: Divulgação/Conmebol)
As taças da Copa Libertadores e Sul-Americana. (Foto: Divulgação/Conmebol)

A Conmebol confirmou nesta quarta-feira (12) que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana contarão com o uso do impedimento semiautomático. A tecnologia, que já havia sido aplicada nas decisões de 2024 e na Recopa Sul-Americana deste ano, volta a ser utilizada para ampliar a precisão das análises do VAR nos lances de impedimento e gols.

Na Libertadores, o Flamengo enfrenta o Palmeiras no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Já a final da Sul-Americana está marcada para o dia 22 de novembro, no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, com o Atlético-MG enfrentando o Lanús, da Argentina. O Galo busca seu primeiro título na competição continental.

De acordo com a Conmebol, o sistema de impedimento semiautomático utiliza 24 câmeras instaladas ao redor do campo, sendo 14 dedicadas à linha do gol e 10 ao rastreamento de impedimentos. Cada câmera opera com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução acima de 500 pixels por metro.

A tecnologia faz o rastreamento óptico automatizado da posição dos jogadores e da bola em tempo real, processando mais de um milhão de pontos de dados por segundo. Esse sistema permite maior precisão nas marcações de impedimentos e em lances que envolvem a linha do gol, oferecendo suporte mais rápido e confiável às decisões da arbitragem.