Filmes podem ser vistos na Netflix (Foto Raisa Carvalho)
Filmes podem ser vistos na Netflix (Foto Raisa Carvalho)

O consumo de plataformas de streaming segue em crescimento no Brasil, de acordo com a mais recente edição da Pesquisa de Hábitos Culturais do Itaú Cultural. O levantamento mostra que 87% dos brasileiros entrevistados acessaram plataformas de vídeo sob demanda em 2025, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2023.

Entre as plataformas mais populares, a Netflix segue na liderança, sendo utilizada por 64% dos entrevistados. Em seguida aparecem o YouTube Premium (33%), Globoplay (25%), Amazon Prime Video (23%) e Disney+ (16%).

O estudo também indica que o consumo de streaming é mais presente nas regiões metropolitanas e capitais (91%) do que em cidades do interior (84%). A adesão cresce de acordo com o nível de escolaridade e a classe econômica, além de ser mais comum entre os jovens (98%), caindo para 74% entre pessoas de 45 a 65 anos.

Preferências de conteúdo

As séries lideram as preferências, sendo o tipo de programação mais assistido por 57% dos usuários — 38% estrangeiras e 32% nacionais. Em seguida, aparecem os filmes estrangeiros (53%), documentários (36%), filmes nacionais (34%) e shows de música (30%).
A pesquisa também revela uma percepção de impacto nas salas de cinema: 48% dos entrevistados acreditam que assistir a filmes em plataformas de streaming reduz as idas ao cinema, enquanto 46% afirmam que o hábito não interfere.

Plataformas de vídeo e redes sociais
Quando o foco são vídeos em geral, o YouTube se mantém como o principal canal, utilizado por 64% dos brasileiros. O Instagram aparece em seguida (52%), seguido por TikTok (45%), Facebook Watch (22%) e Kwai (21%).
O uso dessas plataformas também varia conforme o perfil do público: YouTube e Instagram são mais populares entre pessoas com maior escolaridade e renda, enquanto o Kwai tem mais adesão entre os menos escolarizados e classes D/E.