
Quatro pessoas foram detidas por militares do Exército Brasileiro durante uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. As prisões ocorreram na região de Aracaçá, como parte da Operação Catrimani II, que intensificou as ações de fiscalização na área na última semana.
Entre os detidos estão três brasileiros e um venezuelano. Durante a abordagem, os militares apreenderam cerca de 10 gramas de minério e uma balança de precisão.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo foi levado em aeronaves da Força Aérea Brasileira até a Base Aérea de Boa Vista. De lá, os suspeitos foram conduzidos pela Força Nacional de Segurança Pública, com apoio da Polícia do Exército, até a sede da Polícia Federal, onde passaram pelos procedimentos legais.
Segundo o comando da operação, as ações buscam desarticular as frentes de garimpo e enfraquecer a logística que sustenta a atividade ilegal dentro do território indígena.