Árbitragem roraimense realiza capacitação visando a temporada 2026. (Foto: Divulgação/FRF)
Árbitragem roraimense realiza capacitação visando a temporada 2026. (Foto: Divulgação/FRF)

A arbitragem de futebol de Roraima passou por um período de capacitação entre os dias 6 e 8 de novembro, em preparação para a temporada 2026 do futebol estadual e nacional. O treinamento reuniu todos os árbitros do quadro da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e contou com a presença da instrutora CBF/FIFA Regildenia Holanda.

Promovido pela Comissão de Arbitragem de Roraima – CEAF, o curso teve atividades práticas no estádio Canarinho, como jogos dirigidos voltados às técnicas de arbitragem, além de palestras sobre controle de jogo, disputas de bola, uso das mãos e impedimentos.

Árbitros do quadro estadual realizaram atividades de campo entre os dias 6 e 8 de novembro. (Foto: Divulgação/FRF)

Em sua primeira visita a Roraima, Regildenia Holanda destacou o entusiasmo e o potencial dos árbitros locais.

“Estou muito feliz e realizada em poder ministrar esse curso, compartilhar minha experiência e contribuir com o crescimento da arbitragem roraimense. Há muitos árbitros jovens aqui, e é encantador poder orientá-los no início dessa caminhada”, afirmou a instrutora.

Instrutora FIFA, Regildenia Holanda, ministrou palestras para os árbitros roraimenses. (Foto: Divulgação)

Regildenia também comentou sobre o momento atual da arbitragem brasileira. Segundo ela, desde a chegada de Samir Xaud à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o setor tem recebido mais atenção e melhores condições de trabalho.

“O apoio que o presidente Samir tem dado à arbitragem é visível, com incentivo e estrutura para treinamento e desenvolvimento. É claro que ocorrem polêmicas e erros em algumas rodadas, mas nem tudo é como pintam. A arbitragem brasileira tem trabalhado muito para evoluir e oferecer o melhor desempenho possível”, destacou.

Além dos árbitros do quadro estadual, o treinamento também envolveu jovens de 14 a 18 anos do projeto Jovens Árbitros, que busca formar novas gerações do apito roraimense. O objetivo foi ampliar a qualificação técnica e reforçar o compromisso da Comissão de Arbitragem com a excelência no futebol local.