
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de suplementos alimentares e saneantes comercializados sem registro ou identificação de fabricante. A decisão, anunciada nessa segunda-feira (10), atinge empresas como Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. e Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda.
Entre os produtos suspensos estão os suplementos da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, fabricados pela Unlimited, e vendidos em plataformas on-line como Shopee e Mercado Livre. De acordo com a Anvisa, as embalagens não trazem informações sobre o fabricante ou importador nacional, o que representa risco à saúde dos consumidores.
Suplementos e óleos vegetais da Bugroon também foram recolhidos
Outra medida publicada pela agência determina o recolhimento de todos os produtos da marca Bugroon, que incluem suplementos e óleos vegetais como Óleo de Menta Piperita, Óleo de Sucupira e Óleo de Copaíba. Segundo o órgão, a empresa não possui licença sanitária e comercializava os produtos de forma irregular em seu site oficial.
A determinação proíbe a fabricação, a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o consumo de todos os itens da marca, incluindo suplementos em cápsulas como Ginkocen, Calmom, Catux, Unaro Moringa, Neuralfocus e Contradô.
Soda cáustica irregular é retirada do mercado
A Anvisa também ordenou o recolhimento da soda cáustica em escamas “Limpinha 99%”, produzida pela Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda. O produto não possui registro como saneante e teve a fabricação, a venda e o uso suspensos em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a agência, todas as decisões visam resguardar a saúde do consumidor e garantir que apenas produtos devidamente regularizados sejam disponibilizados no mercado.