(Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).
(Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 movimentou estudantes em todo o país neste domingo (9). Em Boa Vista, os candidatos deixaram os locais de prova aliviados e com opiniões diversas sobre o nível de dificuldade.

Apesar do cansaço e do grande volume de textos, muitos consideraram o desempenho positivo e demonstraram otimismo para o segundo dia do Enem, que será realizado no próximo domingo (16).

O candidato Christian Daniel, de 18 anos, participou do Enem pela primeira vez e avaliou a prova como extensa, mas acredita que conseguiu um bom resultado.

Christian Daniel, de 18 anos. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

“Achei um pouco cansativa, com textos muito longos, mas estou confiante. Quero cursar Direito e venho me preparando em um curso preparatório da cidade e também em casa, focando em concursos públicos”, relatou.

Gustavo Roberto, de 22 anos. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

Gustavo Roberto, de 22 anos, contou que decidiu fazer o exame de última hora e que estudou por apenas três meses. “Não estava nos meus planos fazer o Enem, mas acabei vindo. Achei a prova razoável e gostei do tema da redação. Estudei por conta própria, pesquisando no Google e no YouTube”, explicou o candidato, que sonha em cursar Psicologia.

Pedro Gabriel, de 18 anos. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

O jovem Pedro Gabriel, de 18 anos, explicou que fez o exame pela terceira vez e destacou o desafio da resistência física e mental diante da longa duração da prova. Ele pretende cursar Direito e disse ter utilizado ferramentas de inteligência artificial para auxiliar nos estudos.

“A parte mais difícil foi manter o foco até o fim, os textos estavam muito extensos e senti falta de questões agrupadas por tema, o que tornaria a leitura menos cansativa. A redação também foi complicada, porque na minha opinião, o tema foi inesperado”, disse.

Milena Maria, de apenas 17 anos, disse a FolhaBV que as questões de Linguagens estavam mais fáceis do que as do ano passado, mas considerou História e Geografia mais exigentes nesta edição de 2025.

Milena Maria, de apenas 17 anos. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

“O tema da redação me surpreendeu, não era o que eu esperava. Tenho me preparado com curso preparatório, estudos em plataformas online e rotina de questões em casa”, afirmou a estudante, que cursa o terceiro ano do ensino médio e que ainda decide se fará primeiro Direito ou Jornalismo.

O Enem é composto por duas etapas, no primeiro dia, os candidatos fazem o exame com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e escrevem uma redação dissertativa-argumentativa. No próximo domingo (16), será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.