
O Brasil conta atualmente com 2.323 mercados públicos e 9.232 feiras livres em funcionamento, segundo dados divulgados pela pesquisa sobre equipamentos públicos de abastecimento alimentar. O levantamento analisou a presença de estruturas como mercados públicos, sacolões, quitandas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e centrais de recebimento da agricultura familiar. No caso dos municípios, foram consideradas também as feiras livres.
De acordo com o estudo, em 2024 havia mercados públicos em 1.624 municípios, o que representa 29,3% do total. Esses estabelecimentos estavam distribuídos em cinco estados brasileiros, sendo que 94,9% deles eram administrados exclusivamente pelos próprios municípios.
A pesquisa mostra ainda que o modelo de sacolões ou quitandas públicas é pouco difundido: apenas o estado de São Paulo e 27 municípios (0,5%) contavam com esse tipo de equipamento.
As feiras livres, por outro lado, seguem amplamente presentes no território nacional. Elas estão em 3.961 municípios (71,5%), somando mais de nove mil espaços ativos de comercialização de produtos, principalmente de origem agrícola e artesanal.
Os resultados reforçam a importância das feiras e mercados públicos como espaços de abastecimento, sociabilidade e valorização da produção local, sobretudo em cidades médias e pequenas, onde desempenham papel fundamental na economia e na segurança alimentar das populações.