Até mesmo os que já chegaram onde quiseram chegar, poderiam chegar muito mais à frente. Ainda não entenderam que nunca chegaremos ao horizonte que contemplamos. Ele é inatingível, mas não devemos parar na caminhada. Ainda não acreditamos no poder que temos. E por isso continuamos no eterno ir e vir. Não adianta ficar pedindo a Deus, porque Ele já lhe deu, quando criou você. O progresso está em nossas mentes. Nós é que ainda não amadurecemos para acreditar nisso, e viver isso. Sei que você já está me considerando um chato-de-galochas, por estar sempre batendo nesse assunto. Mas não se preocupe, porque não levo isso em consideração. Estou apenas conversando com você. Convencer não é meu papel. Só quero dizer o quanto me faria feliz se todos acreditassem nisso e procurasse seguir o caminho da racionalidade. Porque o que estamos vendo no comportamento do ser humano, está indicando que estamos caminhando como tartarugas. E como nossa embalagem tem prazo de validade, nunca cegaremos ao endereço que procuramos. Pela validade da embalagem temos que sair um pouco desse pequeno universo e esperar o retorno, para reiniciar tudo outra vez.

Oscar Schmidt tem uma frase muito importante pra quem quer ganhar: “O maior respeito que você pode ter por um adversário é fazer de tudo para ganhar dele”. Pensamento curto que dificulta o entendimento. Mas para você ser esforçado a ganhar, é necessário que o adversário seja realmente de nível superior. Mesmo porque o valor da vitória vai depender do valor do adversário. Um time de categoria, por exemplo, não pode se orgulhar por ter vencido um time de várzea. Vamos à luta com categoria e muito respeito ao adversário. Vamos mostrar o que realmente somos fazendo o melhor no que fazemos. E o que fazemos é caminhar na busca da racionalidade. E só conseguiremos isso com amor, respeito, fraternidade e sobretudo com racionalidade.

Vamos trabalhar no nosso campo da capacidade, respeitando os outros e a nós mesmos. E a política é um dos adversários que temos e devemos respeitar. Faça isso com o seu voto de cidadão, para que você seja realmente um cidadão. O que deve ser feito tanto pelo eleitor quanto pelo candidato. E tudo vai depender do aprimoramento na Educação. Porque sem ela nunca seremos cidadãos de fato e de direito. E continuaremos títeres do desconhecimento, no atraso na caminhada para a racionalidade. Assuma-se no que você é e seja. Depende de você, e de mais ninguém. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460