O integrante da Comissão Organizadora, Wilkinson Oliveira, com a aluna Laura Freire Mori, 1º lugar em 2024 na Categoria Ensino Fundamental I. Crédito da foto: Carla Wickert
O integrante da Comissão Organizadora, Wilkinson Oliveira, com a aluna Laura Freire Mori, 1º lugar em 2024 na Categoria Ensino Fundamental I. Crédito da foto: Carla Wickert

O Concurso Literário Palavradeiros 2025 divulgou a lista com os poemas a serem premiados nesta edição. A solenidade de premiação será no dia 23 de dezembro, a partir das 17 horas no Espaço Cultural Harmonia e faz parte da programação do Festival Literário Harmonia 2025, que inclui a 4ª Feirinha Literária Letra e Artes e a Mostra Bem-Te-Vi de Cinema, além de apresentações artísticas diversas.

Como nos últimos anos, esta edição foi exclusiva para alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de Roraima. Cada finalista da categoria Poesia receberá um kit de livros. Na solenidade de premiação, os textos serão interpretados pela poeta Joseani Vieira. Outras informações podem ser encontradas no regulamento, disponível na internet

Pela 4ª Feirinha Literária Letra e Artes, estão previstas a exposição e a venda de livros por escritores de Roraima e, pela Mostra Bem-Te-Vi de Cinema, serão exibidos filmes realizados no Estado.

Esta edição do concurso literário homenageia a escritora makuxi e fundadora da Wei Editora, Sony Ferseck, semifinalista do 65º Prêmio Jabuti, na categoria Poesia, com o livro “Weiyamî: mulheres que fazem sol”. O Prêmio Jabuti é considerado o mais importante da literatura brasileira. Compuseram a Comissão Julgadora desta edição as professoras de Português Ana Carla de Souza Mendonça e Érika Ferreira Gomes e a bibliotecária Arielle Fim.

Com o objetivo de incentivar e difundir a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense, o concurso é realizado desde 2016 pelo Espaço de Leitura Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia. O Concurso Literário Palavradeiros é uma das ações que integram o projeto do representante do Espaço Cultural Harmonia, Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O Espaço de Leitura Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia, criado em 2015. O Espaço Harmonia fica na rua Carmelo, 2044, bairro Nova Canaã e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos e o Salão das Artes. Na área da literatura, o espaço cultural realizou, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

Confira o resultado do Concurso Literário Palavradeiros 2025

Categoria: Ensino Fundamental II

Modalidade: Poesia

1º lugar: Àstra

Título: Eco de nós

Escola: Colégio Militar Estadual de Roraima CEL PMRR Derly Luiz Vieira Borges

Série: 8° ano

Categoria: Ensino Médio

Modalidade: Poesia

1º lugar: Dora Maria

Título: A ilusão da saída aparente

Escola: Wanda David Aguiar

Série: 1° ano

Professora que orientou o trabalho: Clarisse Martins