
O governo russo afirmou nesta sexta-feira (7) que está preparado para atender pedidos de assistência da Venezuela, em meio ao aumento das tensões entre Caracas e Washington. Em comunicado, Moscou destacou seu apoio ao governo de Nicolás
Maduro e pediu moderação e diálogo para evitar uma escalada na região.
Nas últimas semanas, o presidente Nicolás Maduro solicitou apoio militar à Rússia, incluindo reparos em caças Sukhoi, modernização de sistemas de radar e o fornecimento de sistemas de mísseis. O pedido ocorre em resposta ao que o governo venezuelano classifica como ameaças crescentes dos Estados Unidos, que teriam intensificado sua presença militar no Caribe.
Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, informou no domingo (5) que o chanceler russo Sergei Lavrov expressou “total apoio e solidariedade” ao país durante uma conversa telefônica, ocorrida após ataques dos EUA a embarcações próximas ao território venezuelano.
A Rússia, que há anos mantém aliança política e militar com Caracas, reforçou que qualquer cooperação entre os dois países “se dará dentro do direito internacional” e reiterou a necessidade de evitar ações provocativas que possam agravar o cenário regional.
O episódio reacende preocupações sobre a disputa de influência entre Rússia e Estados Unidos na América Latina, especialmente em um contexto de alianças estratégicas e tensões geopolíticas que voltam a se intensificar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE