Raquel Feitosa, produtora rural de Rorainópolis e integrante do grupo “Semeando o Futuro”. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
Raquel Feitosa, produtora rural de Rorainópolis e integrante do grupo “Semeando o Futuro”. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

A batata-doce ganhou novos sabores e formatos nas mãos de Raquel Feitosa, produtora rural de Rorainópolis e integrante do grupo “Semeando o Futuro” que une 20 famílias produtoras das vicinais 31 (Nova Colina), 03 e 05 (Rorainópolis) e 7 (Martins Pereira).

No espaço da agricultura familiar da 44ª Expoferr Show, ela chamou a atenção do público ao transformar a batata-doce em produtos diferenciados, como jujubas, biscoitos e licor artesanal.

Raquel explicou que o grupo cultiva a Batata-doce Nuti e Cotinga, que são duas variedades específicas do tubérculo lançados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ambas são coloridas e biofortificadas, criadas para atender a demanda por alimentos mais nutritivos e ideais para processamento, como a produção de chips e farinhas.

“A Nuti tem a polpa alaranjada rica em betacaroteno que é um poderoso antioxidante e a Cotinga tem a polpa e a casca roxa, rica em antocianinas que também tem propriedades antioxidantes”, explicou a produtora. 

Além da venda das batatas in natura, Raquel produz chips, farofa, farinha, bolos, pães, entre outras variedades tudo feito com as batatas-doces cultivadas pelo o grupo de produtores.

“Nosso projeto mostra a força da agricultura familiar na valorização e diversificação dos produtos locais. A batata-doce vai muito além do consumo tradicional, é um tubérculo versátil, rico em sabor e nutrientes”, destacou.

O grupo cultiva as batatas-doces no município de Rorainópolis, há um ano. Ao ser questionada sobre os produtos mais procurados, Raquel destaca que a farofa de batata-doce é um dos “carros-chefes” de venda.

“Ela é feita com castanha do Pará, amendoim, gergelim e castanha de caju, pode ser consumida pura ou como acompanhamento em açaí, saladas de frutas, entre outros pratos”, contou.

A produtora pontuou que o consumo da batata-doce traz inúmeros benefícios para a saúde.

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

”Ajuda a regular o açúcar do sangue, melhorar a saúde da pele e cabelos,  evita o ganho de peso, ajuda a controlar o colesterol ruim, além de fortalecer a imunidade”, finalizou.