Makeivy Shelton. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
Makeivy Shelton. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

O acreano Makeivy Shelton, de 27 anos, perdeu o movimento das pernas após cair de uma árvore de nove metros durante um surto psicótico em 2023. O episódio marcou o início de uma trajetória de superação, que hoje se reflete em sua dedicação ao esporte.

Depois do acidente, Makeivy encontrou na natação uma nova motivação, representando o Acre, participou de campeonatos em Brasília e conquistou várias medalhas.

Conheceu a categoria Paratambor, uma modalidade adaptada do tradicional Três Tambores, voltada para paratletas com limitações físicas ou sensoriais. Na prova, os competidores precisam contornar os tambores dispostos em formato triangular, completando o percurso no menor tempo possível.

A mudança de esporte aconteceu de forma inesperada, após ele gravar um vídeo montando em um cavalo que viralizou nas redes sociais, ultrapassando três milhões de visualizações.

Paratambor, é uma modalidade adaptada do tradicional Três Tambores, voltada para paratletas com limitações físicas ou sensoriais. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“Fui convidado para treinar em um Centro de Equoterapia que utiliza cavalos como ferramenta terapêutica para o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais e estou treinando há cerca de três meses e, por meio do centro, fui convidado para participar da Expoferr”, contou.

Mesmo com pouco tempo de preparo, apenas um dia de treino para a competição, o atleta participou da prova e conquistou o quarto lugar na categoria.

 

Makeivy destaca que o esporte foi fundamental para superar a depressão, fortalecer sua conexão com os animais e ter mais sensibilidade com as pessoas.

“A mensagem que quero deixar é que é possível vencer qualquer desafio, independentemente da deficiência ou da situação em que se esteja. Temos apenas uma vida, e devemos aproveitá-la ao máximo. O esporte tem uma força inexplicável na minha trajetória”, finalizou.