Polícia

Encapuzados invadem residência e matam jovem a tiros 

Informações da PM é de que dois elementos encapuzados chegaram em uma motocicleta de cor preta e perguntaram pela vítima

Logo no começo da madrugada dessa segunda-feira, 7, mais um homicídio com sinais claros de execução foi registrado pela Polícia em Boa Vista. A vítima foi identificada como Thiago Alexandre Serra dos Santos, vulgo “Pato”, de 24 anos. O crime aconteceu dentro da casa onde o jovem desempregado morava com a família, na rua das Três Marias, bairro Pricumã.

Segundo as informações da Polícia Militar, por volta da 0h10 dois elementos encapuzados chegaram em uma motocicleta de cor preta e perguntaram pela vítima, rendendo todos os que estavam no local e entrando sem pedir permissão. Assim que encontraram Thiago, dispararam alguns tiros em sua direção. Em seguida, a dupla fugiu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado, mas não conseguiu realizar qualquer procedimento porque a vítima já não tinha sinais vitais. A perícia foi acionada e realizou os procedimentos técnicos antes do corpo ser removido à sede do Instituto de Medicina Legal (IML) pelo rabecão. No total, os criminosos acertaram cinco tiros na vítima, três nas costas e dois na cabeça. O corpo ficou de bruços em cima da cama, posição em que vítima estava dormindo.

Os familiares contaram para a equipe da Folha que já estavam deitados e prontos para dormir quando os elementos chegaram. “Os dois chegaram e arrombaram a porta porque a casinha é de madeira e sem segurança. A gente pensava que era a polícia. Eles perguntaram pelo “Pato”, entraram no quarto e já atiraram com ele dormindo. Eu acho que um revólver era calibre 38 e outro 32. Além de encapuzados, também estavam de capacete. A moto era uma Honda/Bros preta. Não vimos placa porque estava tudo escuro. Eu vi tudo porque estava sentada ao lado da cama. Eles apontaram arma até para as crianças, mas todo mundo correu. A gente só voltou quando eles foram embora. Ninguém dormiu mais”, explicou um dos parentes.

A PM confirmou que Thiago era ex-integrante de uma facção criminosa e que a morte pode estar associada a esse fato, considerando que o crime organizado costuma dar fim à vida dos antigos membros. Desde o dia 30 de julho foi posto em liberdade por meio de Alvará de Soltura e tinha uma vasta ficha carcerária.

A vítima foi presa pela primeira vez no dia 1o de novembro de 2013, assim que completou 18 anos, pela prática do crime de furto qualificado, como destaca o art. 155 do Código Penal Brasileiro (CPB). No dia 28 de julho de 2014 foi transferido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) para a Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV), para cumprir 30 dias de isolamento disciplinar, mas tentou fugir na mesma data, junto com outros 10 presos.

No dia 14 de agosto de 2014 foi posto em liberdade provisória sob medida cautelar. No entanto, quatro dias depois foi preso de novo e, na companhia de outro indivíduo, tentaram dar estocadas com armas improvisadas em agentes penitenciários. No dia 11 de junho de 2015 conseguiu fugir da Pamc e foi recapturado dois dias depois. No dia 10 de fevereiro de 2016 conseguiu se evadir outra vez do presídio, sendo recapturado no mesmo dia. Não satisfeito, fugiu no mês seguinte, mas ficou apenas quatro dias foragido, sendo recapturado no dia 19 de março de 2016.

No dia 9 de junho, ainda de 2016, fugiu de novo e foi preso no outro dia. No dia 21 de julho de 2016 foi posto em liberdade. No mês de outubro daquele ano foi preso em cumprimento de mandado de prisão por furto. No dia 26 de agosto de 2017 foi posto em liberdade. Por fim, no dia 03 de junho deste ano, foi preso pela última vez. (J.B)