
Cinco décadas após o início da luta por educação em seus territórios, o povo Waimiri Atroari celebra uma conquista histórica. No último sábado (1º), cinquenta alunos indígenas concluíram o Ensino Fundamental I por meio do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR). A cerimônia de certificação ocorreu no Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (NAWA) e reuniu professores, representantes da universidade e toda a comunidade local.
O projeto, que integra a política institucional da UFRR de inclusão e fortalecimento da educação intercultural, tem como base a Pedagogia da Alternância. O método combina períodos de aprendizado na escola e na comunidade, articulando os saberes tradicionais dos Waimiri Atroari com os conteúdos formais da educação básica.
Na primeira etapa do curso, foram realizadas 150 horas de tempo-escola e 150 horas de tempo-comunidade. As atividades de tempo-escola acontecem em espaços institucionais, enquanto o tempo-comunidade ocorre nos territórios indígenas, integrando o ensino às práticas cotidianas de agricultura, caça, pesca, extrativismo e convivência social. Essa metodologia garante que o conhecimento acadêmico se desenvolva em sintonia com a vida e a cultura do povo indígena.
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A aula inaugural do curso foi realizada em 16 de março de 2025, marcando o início de uma nova etapa no acesso à educação formal dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari. A coordenadora do projeto, professora Edjane Scacabarossi, destacou que o principal objetivo é fortalecer a autonomia dos povos indígenas por meio da educação, sem desconsiderar suas especificidades culturais e linguísticas.
Durante a cerimônia de formatura, os participantes prestaram homenagem ao indigenista José Porfírio Fontenele de Carvalho, importante colaborador do projeto, e apresentaram a dança tradicional Maryba, símbolo de alegria, união e identidade do povo Waimiri Atroari.
O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, ressaltou o valor simbólico e social da iniciativa. “Hoje reafirmamos o papel da UFRR em transformar realidades sociais, indo até as comunidades. Vir à comunidade indígena Waimiri Atroari foi um desafio maior, não só pela distância, mas também pela barreira linguística. Estamos felizes, pois vimos uma comunidade com grandes sonhos, e a UFRR se fortalece institucionalmente ao cumprir sua missão de transformar vidas”, afirmou.
Iniciado em 2024, o projeto nasceu de uma parceria construída desde 2017 entre a universidade e a comunidade Waimiri Atroari, que vem participando de ações de extensão, cursos de formação e capacitação. A nova turma que inicia o Ensino Fundamental II representa a continuidade desse processo, consolidando o acesso à educação indígena como um direito e um instrumento de valorização cultural e social.