
Dez projetos de Roraima disputam o Prêmio Nacional de Turismo 2025, reconhecendo experiências inovadoras e referências nacionais em inclusão, marketing e etnoturismo. As iniciativas foram divulgadas pelo Ministério do Turismo (MTur) na última semana.
O Prêmio Nacional de Turismo reconhece projetos inovadores, de excelência na gestão e que geram impacto positivo para o setor turístico em todo o país. Dos 10 projetos, sete são do Governo de Roraima, um da RR Adventures, um do Teamarr/Turistea e outro da Comunidade Indígena Kauwê.
Os projetos coordenados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), concorrem em categorias como Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo, Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo, Gestão de Dados e Inteligência em Turismo, Governança e Gestão do Turismo, Promoção e Marketing no Turismo e Valorização do Patrimônio Natural no Turismo. Já outros dois, nas categorias Diversidade e Inclusão no Turismo e Turismo de Base Comunitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, o reconhecimento evidencia o trabalho de parceiros e do governo: “É um privilégio apresentar ao Brasil as experiências bem-sucedidas de Roraima, por meio de seus parceiros e dos projetos do Estado dentro do Prêmio Nacional de Turismo”.
Ele destacou também o Turistea, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista, e a Comunidade Kauwê, cujo modelo de etnoturismo no Alto Miang serve de referência nacional.
Entre as ações que fortalecem o turismo no estado estão o Plano Nacional de Turismo, o Plano Brasis, voltado à promoção internacional, o Plano de Educação Turística e o programa Viaja Mais Servidor, que ampliam a visibilidade de Roraima no cenário nacional.