
A campanha de vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (3) em Boa Vista e seguirá até 28 de fevereiro de 2026 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Dia D de mobilização será realizado em 6 de dezembro.
A estratégia foi antecipada na região Norte devido ao chamado “inverno amazônico”, período que compreende maior circulação do vírus entre novembro e maio. A imunização será feita com a vacina trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o foco inicial é atender os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar ao menos 90% desse público.
Grupos prioritários
Podem receber a vacina nesta etapa:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada
- Povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas ou condições clínicas especiais
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários e correios
- População privada de liberdade e servidores do sistema prisional
Orientação
De acordo com o diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo, a vacinação é uma medida preventiva importante para reduzir internações e complicações associadas ao vírus. “Reforçarmos que os grupos prioritários busquem a UBS mais próxima para garantir a imunização e evitar possíveis complicações”, disse.
A orientação é que o público contemplado procure a unidade mais próxima levando documento oficial e cartão de vacinação, caso tenha.