Hyana Lima, chefe geral da Embrapa Roraima (Foto: Estúdio/Folha FM)
Hyana Lima, chefe geral da Embrapa Roraima (Foto: Estúdio/Folha FM)

Um incentivo à cajucultura será implementado em Roraima com foco no mercado internacional e no fortalecimento da agricultura familiar. Segundo a Chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima, a iniciativa inclui ações técnicas, políticas e de valorização do produto local, com destaque para a retomada do Festival do Caju em Bonfim.

As informações foram dadas durante entrevista neste domingo (2) ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3. Segundo Hyana, profissionalizar a produção e explorar novos mercados é um dos principais objetivos da Embrapa, considerando a posição estratégica do estado.

“No dia 27 de novembro, oito profissionais da Embrapa Agroindústria Tropical, do Ceará, estarão em Roraima para orientar a produção local. A expectativa é que, com a futura conexão rodoviária com o Porto de Georgetown, na Guiana, possamos abrir mercados no Caribe e no Paquistão. O mercado caribenho e paquistanês é promissor aqui no Estado. Não só a castanha, mas doces, polpas e até o mercado vegano. Quem sabe Roraima produzindo hambúrguer e outros subprodutos do caju”, explicou.

A agenda inclui ainda a participação em audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), junto a produtores, parceiros e representantes da Associação das Mulheres Rurais. O objetivo é discutir políticas públicas que apoiem a cadeia do caju. A mobilização tem o apoio dos deputados Gabriel Picanço (Republicanos), presidente da Comissão de Agroindústria e Comércio, e Armando Neto (PL), da Comissão de Agricultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“O encontro é uma oportunidade para que o Legislativo compreenda a importância da cadeia e possa planejar, organizar e fomentar a agricultura familiar”, acrescentou a Chefe-Geral.

A retomada do Festival do Caju ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Orto Municipal de Bonfim. No dia 28 haverá palestras com os especialistas vindos do Ceará. No dia 29, serão realizadas oficinas práticas de agroindustrialização, preparo de doces e enxertia de mudas, em parceria com o SENAI. À tarde, a tradicional Competição de Doces premiará o melhor produto feito com caju.

A Embrapa convida mulheres e produtores a prepararem seus doces: “O melhor será premiado, incentivando a participação popular e a qualidade da produção local”, reforçou Hyana. O evento contará ainda com apoio do SENAR e do SEBRAE, buscando integrar esforços em prol da cadeia produtiva.

Encontro técnico de mulheres rurais

Hyana Lima também falou sobre o o evento voltado para mulheres rurais reuniu cerca de 400 participantes de praticamente todas as regiões do estado e contou com palestrantes e representantes de instituições como SEBRAE, Ministério do Desenvolvimento Regional e Agricultura Familiar. A entrevista completa de Hyana Lima está disponível no canal da Rádio Folha FM no YouTube.