
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU BV) abriu as portas para oferecer um campo de prática para a alunos da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A parceria, assinada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), coloca os acadêmicos de Enfermagem em contato direto com a urgência e emergência pré-hospitalar. O objetivo é acelerar a vivência prática dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade do atendimento prestado à população.
A iniciativa integra a Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência e os estágios curriculares da UERR.
Aperfeiçoamento profissional e qualidade da assistência
Marcelo Zeitoune, secretário municipal de Saúde, enfatizou a importância da medida para o aperfeiçoamento profissional: “As experiências práticas e o contato direto com a realidade do atendimento fortalecem a formação dos acadêmicos. Mais importante, reforçam o compromisso com a qualidade da assistência à população.”

As atividades ocorrerão sob supervisão direta de preceptores do SAMU BV, e docentes da UERR, garantindo que os estudantes sigam os protocolos assistenciais e de segurança.
Vivência em atendimento pré-hospitalar
Luciano Coutinho, iretor do Samu Boa Vista, destaca que a vivência em atendimento pré-hospitalar é um avanço inédito para o curso. “É um projeto exitoso da prefeitura que fortalece a formação dos novos profissionais e prepara melhor os alunos para o mercado de trabalho,” afirma.
Para os estudantes, o contato com a linha de frente é fundamental. Naamá Gabriella Oliveira Santos, acadêmica do 9º semestre, ressalta o diferencial: “É uma experiência que proporciona uma vivência única. Conseguimos alinhar as teorias aprendidas em sala à prática do atendimento, o que completa nossa formação.”
O acordo prevê rodízios entre as turmas, capacitações conjuntas e avaliação contínua dos resultados.