Até quando iremos ver o sertão como terra de matuto? É bem verdade que há uma grande mudança na maneira de vermos as diferenças apenas como diferenças, e não como valor. O que deveríamos fazer em relação às origens dos povos de origem africana e indígenas? Por que temos de julgar uma pessoa pela sua origem? Quando deveríamos prestar mais tenção à nossa ignorância quando diferenciamos as origens. Porque será que alguém se julga superior a alguém, porque ele é negro, ou indígena? Na Jamaica o Bob Marley já disse: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra”. Nada mais ridículo do que o chamado racismo. E tão ridículo quanto chamar alguém de macaco por ele ser negro, é se aborrecer com a imbecilidade de quem o chamou de macaco. Porque se se aborrecer ou se sentir, está ratificando o pensamento do insultador. Vamos nos valorizar no que somos e não no que os outros querem ou dizem que deveríamos, ou devemos ser.

Estou apostando que as árvores também pensam assim. Como será que elas nos veem? Como racionais ou como meros monstros que desprezam as protetoras da humanidade? Quando formos mais educados e entendermos a importância das árvores para o benefício da atmosfera, entenderemos que devemos respeitar mais as florestas, para vivermos melhor nas cidades. As árvores têm vida assim como nós humanos. E porque não as respeitamos como protetoras que mantêm o clima sadio para que nós, seres humanos, possamos viver como humanos. Vamos ser mais atenciosos aos valores de que dispomos para sermos e vivermos felizes. E temos tudo de que necessitamos para isso. O problema é que ainda não nos educaram para viver a vida como ela deve ser vivida.

Para que sejamos realmente dignos de nossas vidas, devemos tratá-las com dignidade. E para ser dignos devemos respeitar a dignidade das outras pessoas. E só conseguiremos isso quando entendermos que somos todos iguais nas diferenças. Nunca aceite o benefício como respeito à sua cor e mantenha-a no patamar mais alto, com seu valor, como um ser humano, de origem racional. Porque, independentemente da cor da sua pele, você veio do mesmo Universo de onde todos viemos. E todos temos tudo de que necessitamos para o retorno ao nosso mundo de origem, independentemente da cor de sua pele ou de sua origem neste planeta Terra. O importante é não nos prendermos à inferioridade dos que nos julgam inferiores. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460