Fórum discutiu sustentabilidade, governança internacional e integração jurídica, sob o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável”.
Fórum discutiu sustentabilidade, governança internacional e integração jurídica, sob o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável”.

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, juntamente com as conselheiras federais Dra. Cristiane Rodrigues de Sá e Dra. Betânia Almeida, participam na sexta-feira, 24, e sábado,25/10, no Rio de Janeiro-RJ, do 10º Fórum Jurídico do BRICS.

O encontro reuniu representantes dos três poderes, do meio acadêmico e de instituições jurídicas dos países que compõem o bloco — Brasil, África do Sul, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Índia, Irã e Rússia — para discutir sustentabilidade, governança internacional e integração jurídica, sob o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável”.

“Estamos próximos da realização da COP30 em Belém e esse Fórum é um espaço essencial para discutir os desafios globais que serão temas da Conferência. Nesse contexto, o Direito se afirma como um instrumento de cooperação entre as nações para juntos encontrarem mecanismos de sustentabilidade que aliem a preservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida da população em todo o planeta”, afirma o presidente Ednaldo Vidal.

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, com o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e as conselheiras federais Cristiane Rodrigues de Sá e Betânia Almeida.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira e contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, da presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho.

“A advocacia brasileira participa desse debate com o compromisso de fortalecer a democracia e ampliar a cooperação internacional”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Com uma programação ampla, o Fórum vai tratar de cooperação jurídica, investimentos estrangeiros, práticas corporativas, direitos humanos, tecnologia, inovação e ensino jurídico. Os painéis abordarão desde governança inclusiva e inteligência artificial na Justiça até descolonização do ensino jurídico e estratégias de desenvolvimento sustentável.

“O nosso presidente Beto Simonetti, que é um amazônida, tem sido um defensor incansável dos temas que envolvem o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a segurança jurídica e tem conduzido as discussões nesse Fórum com maestria”, destacou Ednaldo Vidal.