Jovens da proposta dois do evento. (Foto: Divulgação).
Jovens da proposta dois do evento. (Foto: Divulgação).

Roraima recebe, no dia 22 de outubro, a Pré-COP30 – Vozes da Amazônia, evento preparatório para a COP30, que busca consolidar propostas da sociedade civil para a Cúpula dos Povos. A atividade acontece das 8h30 às 12h, no Instituto Euvaldo Lodi, em Boa Vista.

O encontro terá como principal objetivo a elaboração da Carta de Intenções “Vozes da Amazônia”, reunindo demandas de jovens, comunidades indígenas e organizações sociais. 

Líderes de comunidades indígenas da proposta um do evento. (Foto: Divulgação).

Durante o evento, serão discutidos também mecanismos de articulação com o governo federal e promovida uma sensibilização sobre os eixos da Cúpula dos Povos.

Dois temas centrais guiarão os debates, “O Sujeito do Processo – Incidência Política e Soberania Alimentar”, voltado para empoderamento comunitário em territórios indígenas, e “Democracia 4.0 na Amazônia – Juventude, Conflitos e Cidadania Digital”, que trata do uso de tecnologia e da formação de lideranças juvenis.

O evento é promovido pelo o Observatório da Juventude e Movimento ID que visam reforçar a participação dos territórios amazônicos na construção de propostas que serão levadas à COP30, garantindo que as vozes locais influenciam decisões sobre meio ambiente, desenvolvimento e direitos das comunidades.