Evento de filiação do prefeito Arthur Henrique ao PL (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Evento de filiação do prefeito Arthur Henrique ao PL (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Bom dia.

Assunto

Arthur Henrique (PL) teve a semana movimentada. O prefeito de Boa Vista oficializou a filiação ao PL na sexta-feira (17), mas desconversou quando perguntado sobre a tão comentada participação na corrida eleitoral em 2026. Segundo o deputado Gabriel Mota (Republicanos), aliado de Arthur, o prefeito recebeu convite do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar o Senado em 2026. Ele fez o comentário durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3.

Predispostos

Durante a entrevista, Gabriel Mota disse que ainda não conversou com Arthur sobre o rumo político pós-filiação ao PL. O deputado comentou que PL e Republicanos mantêm parceria histórica e que há caminhos abertos para alianças futuras, inclusive com o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), que permaneceria elegível mesmo se o governador Antonio Denarium (Progressistas) tiver o mandato cassado. A fala do deputado federal “dá match” com o que o vice-governador comentou, também em entrevista ao programa Agenda da Semana, de que também estaria aberto para articulações com o grupo de Arthur e companhia. Em qualquer hipótese, Gabriel disse que apoiará o prefeito.

Velha política

A movimentação tem desagradado nomes de direita, como o empresário Rodrigo Cataratas, que se apresenta como pré-candidato ao Senado. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele criticou a direção do PL em Roraima, afirmando que o partido foi “sequestrado pelos velhos políticos com novos acordos”. Cataratas conjecturou um possível cenário político com Arthur Henrique candidato ao Senado, a ex-prefeita Teresa Surita ao Governo e o ex-senador Romero Jucá (MDB) à Câmara Federal. Segundo ele, isso representa o contrário do que Bolsonaro sempre defendeu, classificando a articulação como “velha política com rótulo novo”. Resta saber se o ex-presidente o autorizou a falar por ele.

Memória

O ex-governador Neudo Campos foi recebido com entusiasmo durante o aniversário de 30 anos de Rorainópolis. Parte do público entoou o seu antigo jingle de campanha, em clima de nostalgia, e por onde passou, Neudo foi tratado como governador por apoiadores e lideranças locais.

Exoneração 1

O engenheiro Igo Brasil, ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Roraima, confirmou em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, que sua exoneração teve motivações políticas. Segundo ele, o estopim foi o adiamento da votação da Medida Provisória (MP) que tratava do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Na ocasião, a deputada federal Helena Lima (MDB), sua aliada, votou pela retirada do texto da pauta, decisão interpretada pelo Governo Lula como uma derrota. Como não foi votada, a MP perdeu validade.

Exoneração 2

A saída de Igo teria sido entendida como um sinal de desalinhamento político, ou, em outras palavras, uma espécie de retaliação. Ele explicou que a deputada baseia suas decisões em critérios técnicos e defendeu o adiamento da votação apenas para aprofundar a análise sobre os impactos da medida. Enquanto isso, os trabalhos estão sendo conduzidos pelo superintendente interino Fidel Campos de Sousa. A exoneração do policial rodoviário federal foi comunicada à deputada Helena Lima pela poderosa ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffman.

Compensação

Os produtores de Roraima poderão receber até R$ 28 mil por ano por área preservada, conforme explicou o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Wagner Severo, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM. O benefício faz parte do programa nacional Mais Floresta+, que remunera agricultores familiares com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado pelo serviço ambiental que já prestam. A orientação é procurar a Femarh para regularizar o cadastro nos mutirões do projeto Retificar, etapa obrigatória para ter acesso ao pagamento, operacionalizado pelo Banco da Amazônia (Basa).

Fundo global

Wagner Severo também comentou o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), proposta do governo federal que será lançada na COP30, em Belém. O fundo busca financiar a conservação de florestas tropicais com monitoramento por satélite e prevê que 20% dos recursos sejam destinados a povos indígenas e comunidades locais, em complemento às ações de pagamento por serviços ambientais já adotadas no País.

Diálogo 1

O teor da reunião entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio segue em sigilo, mas ao que consta, não houve tanta química quanto o presidente Lula (PT) tem bradado aos quatro ventos. Assim que retornou ao Brasil, Vieira foi direto ao Palácio da Alvorada para um encontro com o Lula e Celso Amorim – o mandachuva na política externa do atual Governo -, em seguida, o presidente brasileiro voltou a elevar o tom contra Donald Trump.

Diálogo 2

Se outrora ironizava sua boa relação com Donald Trump, em dois eventos consecutivos, Lula afirmou que o Brasil “não vai aceitar que falem grosso” com o País e que a América Latina “não aceita interferência de nenhum outro presidente”, saindo em defesa de Nicolás Maduro, que enfrenta forte pressão de Washington após ataques a embarcações venezuelanas e ameaças de ação militar dos Estados Unidos.

Pré-campanha

Ainda sobre o presidente Lula, o petista já está em clima de campanha. Em eventos recentes, ele apareceu trajando vermelho e anunciou um programa de pagamento de cursinhos populares a estudantes, claro, usando recursos públicos, o que deveria deixar a Justiça Eleitoral atenta. Por muito menos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, quando em julho de 2022, usou a estrutura da TV Brasil para transmitir uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.