(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A sede do município de Uiramutã e a Comunidade Indígena Flexal receberão atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir desta segunda-feira (20). A ação itinerante segue até o dia 24, levando serviços e orientações previdenciárias a comunidades de difícil acesso.

Entre os atendimentos oferecidos estão protocolos de pedidos de aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e amparos assistenciais, além da emissão de senha Gov.br, consulta a requerimentos e acesso a extratos do CNIS.

Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã é considerado o município mais indígena do país, com 96,6% da população autodeclarada indígena. A iniciativa, realizada em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, busca aproximar os serviços da Previdência Social das populações mais distantes e fortalecer direitos sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“O INSS reconhece a importância dos povos originários e entende que garantir o acesso aos direitos também é uma forma de fortalecer suas comunidades e valorizar sua história”, afirmou o gerente-executivo do INSS em Boa Vista, Gelbson Braga.