O Science & Cooking World Congress Barcelona (SCWC), um dos mais importantes encontros internacionais sobre a relação entre ciência e gastronomia, realizará sua sexta edição de 10 a 12 de novembro em Barcelona, no contexto da designação da Catalunha como Região Gastronômica Mundial 2025. Sob o tema “Aromas e Sabores”, o congresso contará com uma extensa programação com apresentações, workshops, sessões práticas e atividades de divulgação científica relacionadas à cozinha, culinária regional e novos sistemas alimentares.
Figuras de destaque confirmadas
Entre os palestrantes principais desta edição estão Ferran Adrià, presidente do Comitê Científico Gastronômico do Congresso e fundador da Fundação elBulli, que abrirá a programação ao lado de Joan Roca com a apresentação “O Diálogo Ciência-Culinária na Culinária Catalã: Uma Referência Global”.
Ao longo das diversas sessões, outras figuras proeminentes contribuirão com suas perspectivas de disciplinas complementares. Harold McGee, presidente honorário do SCWC e autor de “Comida & cozinha: Ciência e cultura da culinária” apresentará uma palestra sobre química sensorial e percepção intitulada “Nose Dive” sobre o olfato. Pia Sörensen, professora da Universidade de Harvard, apresentará uma palestra sobre “Aromas e Sabores das Fermentações”.
François Chartier, sommelier e pesquisador especializado em moléculas aromáticas, revelará a análise do DNA aromático e gastronômico dos ingredientes dominantes na culinária e nos vinhos catalães. Marc Ribas apresentará uma palestra intitulada “Lightening the Tradition of Catalan Cuisine”. Fermina Pérez, professora do Barcelona Culinary Hub, apresentará uma palestra sobre “Fatores que Influenciam a Percepção do Sabor”, que abordará a relação entre estímulos sensoriais, contexto e experiência gastronômica.
O programa também reunirá perfis de diversos contextos geográficos e profissionais. Entre eles, a chef congolesa Victoire Gouloubi, que nos apresentará a agricultura sustentável na África; e Aylin Oney Tan, que conduzirá uma sessão focada na Turquia. Outros países também estarão presentes, incluindo México, China, Japão e Peru.
O Brasil claro estará presente com uma delegação composta por 10 brasileiros, que participarão de várias maneiras. A presidente da delegação e membro honorária da Fundação SCWC, Denise Rohnelt Araujo, que coordenará a aula magna sobre “Aromas e Sabores do Brasil” juntamente com o chef sul mato-grossense Paulo Machado; a chef confeiteira Adriana Assemany, radicada nos Estados Unidos irá comandar um workshop sobre os surpreendentes aromas e sabores das abelhas sem ferrão do Brasil, ela é especialista em produtos apícolas. Ainda estarão presentes a chef confeiteira especialista em neuroconfeitaria Giuliana Cupini, que irá ministrar uma palestra sobre “aromas, sabores e a neuroconfeitaria”, a presidente da subdelegação do Amazonas, chef Elisângela Valle; a coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Camila Landi, entre outros.
Para encerrar o evento, o chef Massimiliano Alajmo, chefe do restaurante Le Calandre (Itália), com três estrelas Michelin, receberá o Prêmio Sferic 2025 por seu trabalho de pesquisa e sensibilidade científica no campo da alta gastronomia.
Uma programação estruturada por temas, regiões e disciplinas
A programação do SCWC 2025 será organizada em torno de grandes eixos: aromas e sabores do território catalão, sustentabilidade gastronômica, segurança alimentar, ciência sensorial, inovação em catering coletivo, inteligência artificial, fermentações e culinária global, entre outros.
Além disso, haverá workshops práticos, encontros com jovens talentos (SCWC Young Habitat) e um dia específico dedicado a escolas de hospitalidade e universidades ligadas ao mundo culinário.
As instituições participantes incluem a Universidade de Barcelona, a Universidade Politécnica de Valência, a Universidade de Parma, a Universidade de Valência e a Universidade de Harvard. Por sua vez, o Barcelona Culinary Hub participa este ano como patrocinador da Fundação, reforçando seu compromisso com a formação, a transferência de conhecimento e a profissionalização de jovens talentos na gastronomia.
Mais informações e conhecer toda a programação, acessem https://scienceandcookingworldcongress.com/