O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (15) que seu governo autorizou a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela e que analisa a viabilidade de ataques em terra contra cartéis de drogas no país sul-americano. As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
“Temos os oceanos controlados na região. Estamos começando a olhar para ataques em terra. O objetivo é parar os cartéis de droga da Venezuela em terra também, além do que já fazemos nos oceanos”, disse Trump.
O presidente evitou responder diretamente sobre a suposta intenção de derrubar o regime de Nicolás Maduro, mas ressaltou que os líderes venezuelanos estão sob pressão. Segundo reportagem do New York Times, o novo mandato da CIA permite à agência realizar “operações letais” de forma independente ou coordenada com uma ofensiva militar mais ampla no Caribe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump também criticou a compra de petróleo russo pela Índia, afirmando que o primeiro-ministro Narendra Modi, “amigo meu”, garantiu que não fará novas aquisições. “Precisamos fazer a China parar de comprar petróleo russo”, acrescentou.
Em paralelo, o presidente destacou sua política de segurança interna, afirmando que cidades como Memphis, Chicago e São Francisco serão alvo de ações para “salvar outras cidades do crime”, seguindo o modelo aplicado em Washington.