A vereadora Tuti Lopes é a autora do projeto que cria o bairro Monte Cristo (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)
A vereadora Tuti Lopes é a autora do projeto que cria o bairro Monte Cristo (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

A vereadora de Boa Vista, Tuti Lopes (Podemos), morreu na manhã desta quarta-feira (15), em Jaú (SP), aos 41 anos. A causa ainda não foi confirmada, mas a parlamentar estava em tratamento contra o câncer nos ovários desde 2022.

A Câmara Municipal de Boa Vista confirmou o falecimento da primeira-secretária em nota de pesar e decretou três dias de luto oficial no Legislativo.

“De 1º de janeiro de 2021 até a presente data, a parlamentar exerceu com dedicação, ética e compromisso o seu mandato, sendo voz ativa na defesa dos interesses da população”, disse a Casa.

Com a vacância do cargo, o primeiro suplente Oreste Aguiar, com 1.881 votos, poderá ser convocado para assumir a vaga.

Quem foi Tuti Lopes

Maria Inês Maturano Lopes nasceu em Boa Vista, no dia 13 de janeiro de 1984. Foi casada com o hoje deputado estadual Armando Neto (PL), com quem tem um filho, e estava divorciada. É filha do ex-deputado federal Édio Lopes. Formada em Direito, era advogada.

Em 2020, foi eleita vereadora pela primeira vez com 1.363 votos e se dedicou a exercer um mandato participativo onde as demandas da sociedade nortearam suas ações.

No meio do mandato, descobriu um câncer nos ovários que a deixou meses afastada das funções. Na época, os vereadores e o prefeito Arthur Henrique (MDB) homenagearam a parlamentar ao rasparem a cabeça.

Em 2024, foi reeleita com 2.704 votos, sendo a 12º mais votada da legislatura. Foi autora de mais de 15 leis municipais que beneficiam mulheres, pessoas com deficiência, estudantes, categorias profissionais, Esporte, Educação e Saúde.