Bom dia,

OFICIAL

Após meses de namoro com o Partido Liberal (PL), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), deve oficializar a união nesta sexta-feira (17), em evento no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). A cerimônia contará com a presença do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e de lideranças locais. Há rumores de que nesse mesmo evento ele pode anunciar seus planos para as Eleições 2026. A aposta de muitos é de uma candidatura ao Senado.

FILIAÇÕES

A filiação de Arthur Henrique deve preceder novas adesões ao PL durante a janela partidária de 2026. Nos bastidores, é dada como certa a ida dos deputados Isamar Júnior (PSC), Rárison Barbosa (PMB), Neto Loureiro (PMB) e Marcinho Belota (PRTB). Segundo adiantou o próprio presidente estadual da sigla, Marcelo Zeitoune, outros nomes de peso estão sendo sondados, uma movimentação natural para o período de pré-campanha, e a expectativa é que após Arthur Henrique, outros nomes de peso se juntem à legenda.

MUDANÇAS

Além do engenheiro Igo Brasil, que foi exonerado da Superintendência Regional do DNIT, outro órgão federal terá novo gestor em Roraima. O professor e ex-vereador Linoberg Araújo deixou a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta (10). Há quem diga que, assim como Igo Brasil, a motivação foi política e não técnica. Está aberta a temporada de caças às bruxas em decorrência do enfraquecimento da base de apoio do governo, especialmente na Câmara dos Deputados.

TERRAS 1

A CPI das Terras da Assembleia Legislativa de Roraima pediu mais 60 dias para seguir com as investigações sobre irregularidades na concessão e regularização de terras públicas no estado. Mas os próprios deputados já adiantaram que as investigações devem durar muito mais que isso. O colegiado, criado em março, já pediu o indiciamento da ex-presidente do Iteraima, Dilma Costa, e de outras 15 pessoas suspeitas de integrarem um esquema de grilagem de terras no Estado. Sobre a anulação de títulos de propriedade com indícios fortíssimos de irregularidade não se fala e faz nada.

TERRAS 2

A comissão também apontou a existência de um grupo estruturado dentro do órgão para manipular processos de regularização e enviou o relatório parcial a órgãos como o Ministério Público de Roraima e Federal (MPRR e MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). Agora é aguardar o que os órgãos fiscalizadores farão diante do que foi apurado até aqui. Será que neste país tomado pelo crime organizado e baixa reação contra a corrupção da sociedade civil dá para esperar alguma ação desses chamados órgãos fiscalizadores?

FILA

A promotora Érika Michetti recomendou à Secretaria Municipal de Educação que publique no site oficial a lista completa de espera por vagas em creches. O levantamento do MPRR identificou 1.351 crianças fora da rede. A ideia é que os pais possam acompanhar a posição dos filhos e entender os critérios de prioridade.

CRECHE

Já em São João da Baliza, o assunto creche virou pauta por outro motivo: a gestão publicou um contrato no de R$ 6,17 milhões para a construção de uma creche no bairro Industrial, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto prevê uma unidade do tipo 1, com capacidade para atender cerca de 300 crianças. Pelo volume investido, a população pode esperar uma senhora creche!

TERRENOS

A Prefeitura de Alto Alegre publicou uma inexigibilidade de licitação, que autoriza a compra direta de 80 lotes urbanos no bairro Madeira, avaliados em R$ 2 milhões, para a construção de moradias do Minha Casa, Minha Vida e do Programa Calha Norte. A notícia deixou a população local ainda mais ansiosa pelo lançamento do empreendimento.

CAMISA 10

Nos bastidores do Planalto, em tom de deboche, o presidente Lula (PT) tem chamado Eduardo Bolsonaro de “meu camisa 10”. O apelido surgiu porque as sanções dos EUA, articuladas por Eduardo, acabaram ajudando a melhorar os índices de popularidade do petista, segundo avaliação do grupo e pesquisas de popularidade. Lula voltou a ficar piadista, satisfeito com o resultado das pesquisas de opinião e com Donald Trump, que de inimigo agora está sendo tratado como estadista pela esquerda.

FALTA ESTADISTA

Um debate realizado ontem na Jovem Pan, com a participação do professor e historiador Marco Antônio Villa, o advogado Raul Jungman e o economista Eduardo Gianetti fez uma radiografia bem lúcida sobre o setor mineral brasileiro. O Brasil está carente de soberania para explorar seus minerais estratégicos -Terras Raras entre eles. Falta de pesquisas e entraves no licenciamento ambiental tornam pouco atrativo a vinda de capital externo para exploração do setor. A conclusão mais simples que se pode tirar do embate é que o Brasil se ressente da falta de um estadista para colocar o interesse nacional na frente dos demais interesses de outros países.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.