Japão vence Brasil pela primeira vez na história. (Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon)
Japão vence Brasil pela primeira vez na história. (Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

A Seleção Brasileira sofreu derrota de virada nesta terça-feira (14), em amistoso disputado no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. O Brasil chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas viu o Japão reagir e vencer por 3 a 2. Os japoneses conquistaram seu primeiro vitória sobre os brasileiros na história.

O jogo serviu como teste para o técnico Carlo Ancelotti, que promoveu mudanças em relação à goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul. Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vinícius Júnior foram mantidos entre os titulares.

Como foi o jogo

O Brasil começou melhor e controlou as ações na etapa inicial. Aos 26 minutos, Paulo Henrique recebeu passe de Bruno Guimarães, avançou pela direita e finalizou cruzado para abrir o placar.

Lateral direito do Vasco abriu o placar para o Brasil. (Foto: Reuters/ Kim Kyung-Hoon)

Pouco tempo depois, aos 32, Gabriel Martinelli ampliou ao receber lançamento de Lucas Paquetá e finalizar com categoria, deixando o placar em 2 a 0. A equipe de Ancelotti manteve o controle até o intervalo e parecia encaminhar mais uma vitória tranquila na Ásia.

Martinelli ampliou o placar para o Brasil. (Foto: Reuters/ Kim Kyung-Hoon)

O cenário mudou completamente na volta do intervalo. Logo aos 6 minutos, Takumi Minamino aproveitou erro de Fabrício Bruno e descontou para o Japão.

Aos 16, nova falha do zagueiro brasileiro. Nakamura recebeu cruzamento de Ito, finalizou, e a bola desviou no defensor antes de entrar, empatando a partida.

Fabrício Bruno falhou nos dois primeiros gols do Japão. (Foto: Koji Watanabe/Getty Images)

A virada veio aos 25 minutos. Após escanteio cobrado por Ito, Ayase Ueda subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme, o goleiro Hugo Souza ainda tocou na bola, mas não evitou o terceiro gol japonês.

Mesmo com as entradas de Estêvão, Caio Henrique e Richarlison, o Brasil não conseguiu reagir. A seleção esbarrou na boa marcação do Japão e nas próprias falhas defensivas.

Com o resultado, o Brasil encerra sua passagem pela Ásia com uma vitória e uma derrota. O próximo compromisso da Seleção será em novembro, já em solo sul-americano, na preparação final para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.