Imagem de freepik
Imagem de freepik

O Colégio de Aplicação da UFRR (CAp) promove nesta terça-feira (14), às 19h, a palestra “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”, conduzida pelo professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mediação será da professora Mariana Cunha Pereira, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (CCH/UFRR).

O encontro será transmitido online pelo canal Auditório Virtual da UFRR, com participação gratuita e inscrições abertas.

A atividade faz parte do projeto “Memórias e Saberes: Educação Antirracista em Movimento”, organizado pelo Colégio de Aplicação (CAp/UFRR) em alusão ao Dia da Consciência Negra. O projeto reforça a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira, previsto na Lei nº 10.639/03.

Coordenado pelo Prof. Josias Marinho, a palestra integra o Ciclo de Sensibilização, Letramento e Repertório, iniciado em 7 de outubro, que busca conectar a comunidade acadêmica e a sociedade aos debates sobre educação antirracista. Segundo a coordenação, a proposta é refletir sobre as políticas de ações afirmativas, o papel da autodeclaração racial e os processos de heteroidentificação no país, a partir da experiência da UFMG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No encontro, Ednilson de Jesus vai discutir os impactos e dilemas surgidos desde a implementação da política de bônus racial na universidade, em 2009, até as denúncias de fraudes registradas após 2017. Segundo ele, o processo levantou questões centrais para o debate público: “Quem quer se declarar negro no Brasil? E quem pode se declarar negro?”

Programação do ciclo

O Ciclo de Sensibilização, Letramento e Repertório palestras vai até o final de outubro. Confira as próximas datas e palestras:

  • 22/outubro – 19h (on-line)
    “Educação antirracista no chão da escola” – Profa. Patrícia Maria de Souza Santana
  • 24/outubro – 19h (on-line)
    “LIJU: leitura, representação e presença de corpos negros no livro ilustrado” – Profa. Maria Anória Jesus de Oliveira
  • 31/outubro – 19h (presencial, auditório do CAp/UFRR)
    “Educação antirracista e a garantia do direito à educação inclusiva” – Profa. Antônia Pedrosa