O professor Claudinero Reis de Lima, da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, conquistou o prêmio de arte-educação mais importante do país. Ele foi o vencedor da categoria Ensino Fundamental 1 do 26° Prêmio de Arte na Escola Cidadã com o projeto “Mandala Educativa: Educando com Arte”. O projeto usa a arte para promover o acolhimento, a concentração e a transformação do comportamento dos alunos.
A proposta foi destaque nacional por integrar expressão e criatividade por meio da construção de mandalas com diferente técnicas, como pintura, colagem, recursos naturais, digitais e até mandalas humanas.
Projeto transforma comportamento e foco
A iniciativa surgiu como reposta a necessidade de melhorar o comportamento e o interesse em uma turma desafiadora, promovendo calma, foco e cooperação.
Foram cinco encontros de criação, culminando em uma grande mandala coletiva na quadra da escola. O resultado foi perceptível na rotina dos estudantes, dentro e fora de sala de aula.
“Os pais relatam que os filhos ficaram mais organizados e
tranquilos em casa. Na escola, eles melhoraram a concentração e a coordenação
motora. Além disso, ficamos mais próximos. Criamos um senso de coletividade muito
bonito”, contou o professor Claudinero Reis.
Reconhecimento nacional
O professor Claudinero viajará para São Paulo no dia 12 de novembro para receber oficialmente o certificado e o prêmio de R$ 10 mil. Além disso, o projeto será registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola, com exibição nacional.
“É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo. O prêmio representa não só um incentivo financeiro, mas o reconhecimento de que a arte realmente transforma”, finalizou o educador.
O Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado em parceria com a UNESCO, é o principal reconhecimento brasileiro para educadores que utilizam a arte como instrumento de transformação social e pedagógica.