Política

Roraima tem representação de 30 dos 32 partidos que existem no País

Para o cientista político Roberto Ramos, exagerado número de partidos faz com que eleitor não se identifique com a legenda

Atualmente, 32 partidos políticos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destes, 30 possuem representação em Roraima – apenas o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido da Causa Operária (PCO) não têm representação no Estado, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Para o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos, o elevado número de partidos existentes no Brasil faz com que o eleitor tenha dificuldade em identificar-se com o partido. “Especialmente em Roraima, que tem um eleitorado pequeno, o exagerado número de partidos gera uma dificuldade de identificação do eleitor com a legenda”, comentou.
Segundo o professor, não existe democracia sem os partidos políticos, que representam a sociedade. “O partido político é a ligação entre o povo e o poder público. Tem a função de transformar as demandas da população em políticas públicas. Mas hoje os partidos não representam o conjunto da sociedade, representam interesses particulares”, afirmou.
Outro fato observado por Roberto Ramos foi a falta de conhecimento do programa dos partidos pelos seus filiados. “Hoje em dia, os filiados mal conhecem o programa do partido, que só serve para acomodação. Se você chegar a um filiado e perguntar, poucos vão saber responder a que se propõe a sua sigla”, disse. “Os partidos no Brasil são siglas de aluguel, que representam interesses de grupos, e não da sociedade. Os partidos só querem chegar ao poder”.
MAIS SIGLAS – Em breve, o número de partidos políticos pode saltar no País, afinal dezenas de legendas estão em fase de recolhimento e validação de assinaturas nos estados para obter registro no TSE. Outros estão em fase de formação, como o Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Nacional Democrático (PND), Partido Social (PS), Partido do Desenvolvimento Nacional (PDN) e o Partido Liberal (PL), que pediu registro do estatuto do Tribunal Superior Eleitoral no início dessa semana.
Para o professor da UFRR, uma possível criação de novos partidos gera uma multiplicação de candidatos. “Tudo isso dificulta a escolha do eleitor na hora do voto”, afirmou. (V.V)

Conheça os presidentes dos partidos que têm representação em Roraima
Com exceção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido da Causa Operária (PCO), todos os demais partidos brasileiros têm diretório estadual em Roraima, de acordo com a tabela do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), atualizada no dia 25 de março deste ano.
Atual secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge de Lima é o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB). O ex-governador Neudo Campos preside o Partido Progressista, sigla da governadora Suely Campos. O senador Telmário Mota é o presidente do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), porém, de acordo com o TRE, seu mandato acabou no início do mês.
O ex-deputado estadual Antônio Francisco Beserra Marques, o Titonho, é o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Ex-senador e atual secretário da Representação do Governo de Roraima em Brasília, Mozarildo Cavalcanti continua como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) até abril deste ano.
O senador Romero Jucá é o presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Dionísio Alves da Silva, candidato ao Senado em 2014 pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é o presidente da sigla. O Partido Social Liberal (PSL) é presidido por Adelino Dias de Sousa Filho.
Ex-deputado estadual, Ivo de Souza Pereira, o Ivo Som, é quem preside o Partido Trabalhista Nacional (PTN). O ex-deputado federal e pastor, Frankembergen Galvão da Costa é o presidente do Partido Social Cristão (PSC). O ex-deputado federal Luciano Castro preside o Partido da República (PR) em Roraima.
Erci de Moraes, ex-deputado estadual, é o presidente do Partido Popular Socialista (PPS). Atual vice-governador do Estado, Paulo César Quartiero é presidente do Democratas (DEM). Candidato a vice-presidente do Brasil nas eleições passadas, Roberto Lopes é quem preside o Partido Social Democrata Cristão (PSDC).
O deputado estadual Coronel Gerson Chagas é o presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Apesar de seu mandato ter terminado em dezembro de 2014, o deputado federal Carlos Andrade ainda aparece na lista do TRE como presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
A ex-secretária de Educação Ilma de Araújo Xaud é presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN). E Thiago Coelho Fogaça preside o Partido Trabalhista Cristão (PTC). O ex-governador Chico Rodrigues preside o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O empresário e suplente de senador Rudson Leite é o presidente do Partivo Verde (PV).
Ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras, é presidente do Partido Republicano Progressista (PRP). O ex-governador Anchieta Júnior é quem preside o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O venezuelano José Luís Oca é o presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
O Partido Ecológico Nacional (PEN) é presidido em Roraima por Francisco Evangelista dos Santos Araújo. Lúcio Augusto Villela da Costa é o presidente do Partido Pátria Livre (PPL). O ex-deputado estadual e candidato a vice-governador nas eleições de 2014 Rodrigo Jucá é quem preside o Partido Social Democrático (PSD).
O deputado Soldado Sampaio é o presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Roraima, e Maria Elivania de Andrade, do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B). Deferidos pelo TSE em 2013, o Solidariedade (SD) e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) são presididos pelo ex-deputado federal Urzeni Rocha e pelo deputado estadual Chico Guerra, respectivamente. (V.V)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.