Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete, localizada na Comunidade Canauanin (Foto: Arquivo Pessoal)
Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete, localizada na Comunidade Canauanin (Foto: Arquivo Pessoal)

Professores e alunos da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete, localizada na Comunidade Canauanin no Município do Cantá, denunciaram nesta quarta-feira (08), o estado precário em que a infraestrutura se encontra.

Segundo relatos, no início do ano foi iniciada uma obra de revitalização na unidade com a promessa de melhorar as condições físicas, trazendo mais conforto e segurança para estudantes e profissionais da educação. No entanto, a reforma não foi concluída devido à falta de pagamento à empresa responsável pela execução do serviço.

A instituição atende mais de 412 alunos do fundamental ao EJA das comunidades locais, e atualmente, encontra-se sem cobertura, expondo os alunos ao sol e à chuva, paredes inacabadas, instalações elétricas expostas e sem espaço adequado para o ensino e a alimentação dos estudantes, como podemos ver no vídeo enviados pelos professores e alunos.

Uma das professoras, que preferiu não se identificar, relatou que a situação tem causado grande prejuízo ao aprendizado e pede providências dos órgãos responsáveis.

“Essa situação tem causado grande prejuízo ao aprendizado e à saúde dos estudantes, que continuam frequentando as aulas em condições totalmente inadequadas, sem respeito à dignidade e ao direito constitucional à educação de qualidade, nosso ensino é específico e diferenciado por sermos indígenas mais isso não significa que temos que está expostos a sol e chuva temos direito a uma educação de qualidade assim como todos os outros. Solicitamos providências urgentes por parte dos órgãos responsáveis para que a obra seja retomada e concluída o quanto antes”, disse.

A reportagem procurou a Secretaria de Educação e Desporto de Roraima, que por meio de nota, informou que a obra segue para fase de licitação, que definirá a empresa responsável pela execução e na próxima semana, serão encaminhadas quatro novas centrais de ar-condicionado (uma para cada sala de aula) para garantir melhor conforto térmico aos estudantes até a conclusão da reforma.

“A Secretaria de Educação e Desporto informa que a Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete será contemplada com obra de reforma geral. O processo segue agora para fase de licitação, que definirá a empresa responsável pela execução da obra. A Seed ressalta que permanece atenta às demandas das unidades de ensino. Na semana passada, uma equipe do Departamento de Logística esteve na escola e realizou reparos na rede elétrica. Na próxima semana, serão encaminhadas quatro novas centrais de ar-condicionado (uma para cada sala de aula) para garantir melhor conforto térmico aos estudantes até a conclusão da reforma. Por fim, a Seed informa que, nesta terça-feira, 7, a gestora da Escola Tuxaua Luiz Cadete esteve na sede da secretaria apresentando novas demandas da unidade, que foram prontamente atendidas, incluindo o envio de materiais didáticos”.