Educação

Inscrições para mestrado em Geografia seguem até 30 de outubro

O curso oferece 24 vagas distribuídas entre candidatos de ampla concorrência, negros e pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência

UFRR
UFRR

As inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado em Geografia, oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG/GEO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) já estão abertas. Os interessados têm até o dia 30 de outubro para se inscrever exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRR).

O curso oferece 24 vagas, distribuídas entre candidatos de ampla concorrência (12 vagas), negros e pardos (4 vagas), indígenas e quilombolas (4 vagas) e pessoas com deficiência (4 vagas). No momento da inscrição, é necessário anexar documentos como formulário de inscrição, comprovante de pagamento, identidade, fotografia 3×4, diploma e histórico da graduação em Geografia, além do projeto de pesquisa.

A seleção será realizada em duas etapas: prova escrita de conhecimento na área de Geografia e avaliação curricular, com previsão de execução entre 12 de novembro e 15 de dezembro. O resultado final será divulgado em 19 de dezembro. O edital completo está disponível na página do PPGGEO/UFRR e dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ppg_geo@ufrr.

O mestrado tem duração máxima de 24 meses, incluindo a entrega e defesa da dissertação. O programa concentra-se na área “Paisagem e Produção do Território”, com foco no estudo do meio físico, enfatizando a categoria “Paisagem” e a produção territorial na Amazônia.

O PPG/GEO conta com duas linhas de pesquisa: a “Produção do Território na Amazônia”, voltada para análises sobre políticas públicas, planejamento urbano e rural, relações internacionais e política agrária e fundiária; e a “Dinâmica da Paisagem Amazônica”, que aborda a evolução da paisagem considerando processos físicos e a intervenção humana de forma integrada.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.