Moradores de Rorainópolis, sul de Roraima, relataram a falta de água limpa nas torneiras, há dois meses. Sem o abastecimento regular, a população recebe água por meio de caminhões-pipa que segundo eles, não atende a demanda do Município.
Segundo os relatos, a água que chega às torneiras é suja, com aparência e odor impróprios, impossibilitando o uso para consumo e outras atividades básicas do dia a dia, como mostra o vídeo enviado por uma moradora.
Os moradores também denunciam a desorganização e a falta de um cronograma fixo, dificultando a distribuição de água por meio de caminhões-pipa, fornecidos após a recomendação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) no dia 24 de setembro, que estabeleceu o prazo máximo de cinco dias corridos para que o Município adota-se medidas necessárias para a regularização do fornecimento de água à população, especialmente nos bairros mais afetados, como Gentil Carneiro Brito (Portelinha), Santa Felicidade, Osmar Pereira, Novo Horizonte e Novo Brasil.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, conta que a Caer dificulta o acesso para o abastecimento da água a população.
“Um descaso total, a gente procura a caer eles não dão retorno, é muito constrangedor ver crianças, idosos e gestantes sem o básico. Tivemos que comprar água mineral. Fui até o caminhão pipa pedir água e me informaram que preciso de uma autorização para pegar. O prefeito sabe da nossa situação, cerca de 70% da população está sem água, porque que fica dificultando”, relatou.
A reportagem procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), que por meio de release, informou está realizando um conjunto de obras emergenciais na ETA (Estação de Tratamento de Água) e nos reservatórios elevados para melhorar e garantir a segurança do sistema de abastecimento de água em Rorainópolis.
A Estação de Tratamento está passando por reforma, o que reduziu em 70% o abastecimento na sede. Nesse período, o sistema está operando com três filtros russos e 16 poços artesianos e para suprir a demanda da população, disponibilizou sete caminhões-pipa, que atendem os bairros Osmar Pereira, Gentil Carneiro, Santa Felicidade, Parque das Orquídeas e Novo Horizonte, diariamente, das 7h às 11h30 e das 14h às 19h.